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O Código de Ética, de 1993, colide frontalmente com o marxismo anti-humanista de Althusser, caracterizado

Nas décadas de 1980 e 1990, a questão ética se põe como tema emergente no debate profissional. Sobre este debate, analise as afirmativas a seguir.

I. O Código de Ética de 1993 não trata da dimensão prático-operativa da profissão, mas privilegia o eixo da defesa e a universalização dos direitos sociais de mecanismos democráticos de regulação social.

II. A formulação do Código de Ética de 1986 ocorre por uma exigência imanente à categoria, expressando os avanços teóricos deste período.

III. O Código de Ética de 1993 se opõe ao liberalismo, ao humanismo cristão tradicional e ao marxismo anti-humanista.

IV. A revisão do Código de Ética em 1993 parte da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social: os valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho.

Estão corretas as afirmativas

A ética profissional em Serviço Social é uma dimensão específica, determinada por condições sociohistóricas determinadas. Sobre ética profissional é correto afirmar que: I. A ética profissional se objetiva como ação moral, através da escolha no “foro íntimo” do profissional. II. Se objetiva como normatização de deveres e valores, estabelecido através de um Código de Ética. III. A ética profissional orientada por um código de ética, democraticamente consensuado, impede os processos alienadores, garantindo engajamento e mudança. IV. No Serviço Social, o Código de 1986, sofre influência clara de uma tendência neokantiana, sendo necessário reformulá-lo em 1993.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

Considerando que o projeto ético-político da categoria profissional dos assistentes sociais contempla em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor ético central, sendo três as dimensões que o materializam, julgue o item a seguir.

É dever do assistente social, em sua relação com o usuário, democratizar as informações, por meio da criação de mecanismos de desburocratização dos serviços prestados, a fim de que elas possam ser utilizadas para o fortalecimento dos interesses e da participação institucional dos usuários.

De acordo com Barroco e Terra (2012), para compreender a ruptura efetuada pelos Códigos de Ética (CE), a partir de 1986, é fundamental apreender os fundamentos éticos e filosóficos dos Códigos anteriores, que datam de 1947,1965 e 1975. Com relação aos Códigos de Ética anteriores a 1986, coleque (V) Verdadeiro ou (F) Falso.
I. O primeiro Código (1947) – expressando a estreita vinculação do serviço social com a doutrina social da igreja Católica – era extremamente doutrinário e subordinado aos dogmas religiosos. II. O segundo (1965), revelando trações da renovação profissional no contexto da modernização conservadora, posta pela autocracia burguesa, introduziu alguns valores liberais, rompendo com a base filosófica neotomista e funcionalista. III. O CE de 1965 introduziu a consideração do assistente social como profissional liberal, inseriu os princípios do pluralismo, da democracia e da justiça, numa concepção liberal. IV. O terceiro Código (1975), suprimiu as referências democrático-liberal do Código anterior, configurando-se como uma das expressões de reatualização do conservadorismo profissional. V. No CE de 1975, o assistente social deve: participar de programas nacionais e internacionais destinados à elevação das condições de vida e correção dos desníveis sociais.
A sequência correta de cima para baixo, respectivamente, é: