Filtrar


Questões por página:
Uma das grandes preocupações, com relação aos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), está naqueles onde predominam os riscos biológicos. Para isso, é importante considerar o conceito de cadeia de transmissibilidade de doenças, que envolve características do agente agressor – capacidade de sobrevivência, virulência, concentração e resistência – para dar o tratamento adequado a cada tipo de resíduo. Para nortear o adequado tratamento desses resíduos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério do Meio Ambiente editaram o Manual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Com base no conteúdo deste Manual, marque a alternativa CORRETA:
Com base na Classificação de Risco dos Agentes Biológicos, elaborada em 2017 pela Comissão de Biossegurança em Saúde do Ministério da Saúde, a Classe
Em relação à qualidade e segurança na manipulação de soluções antineoplásicas, é correto afirmar:
A Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) é destinada ao recebimento, estocagem, guarda e expedição de medicamentos e insumos farmacêuticos. Para tanto, deve possuir certas características de forma a assegurar a conservação adequada dos produtos em estoque. Sobre a organização interna de uma CAF, é correto afirmar

Julgue as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.


I- Para cada tipo de material biológico com potencial no uso forense, exige-se um tipo diferente de coleta. Quando se trata de fluídos (sangue, esperma, saliva e outros), e estes estiverem em estado líquido e em pequenas quantidades, deverão ser coletados através de suabe estéril. Se for em quantidade maior, usa-se uma seringa descartável estéril. Se o fluído estiver seco e em pequenos objetos ou roupas, os mesmos deverão ser encaminhados para análise, se estiver em grandes objetos ou em superfícies de metal, paredes ou móveis, deverão ser retirados, utilizandose bisturi ou espátula, ou ainda suabe umedecido com água estéril. Em objetos que possam ser cortados, utiliza-se tesoura, e quando o fluído estiver em partes do corpo humano, utilizam-se pinças para sua retirada.

II- No caso do sangue líquido coletado, recomenda-se que este seja preservado com anticoagulantes. Entretanto, deve-se atentar ao fato de que algumas das substâncias empregadas podem afetar a Reação em Cadeia da Polimerase, que é uma etapa primordial em se tratando de análise de DNA. O EDTA pode ser usado, desde que em concentrações indicadas para este fim.

III- No caso das amostras serem compostas de tecidos (osso, pele, sangue, unhas, etc), órgãos, pelos com bulbo capilar (raiz), estes devem ser documentados pela descrição ou fotografia. O material de coleta deve ser estéril e cada item deve ser acondicionado separadamente, selado e identificado.

IV- Para amostras de saliva, urina e outros fluidos corporais líquidos, estes devem ser envasados em recipientes neutros e estéreis. Deve-se manter este material acondicionado a frio ou a quente e na presença de luz.

V- Caso se trate de manchas de fluidos corporais (sangue, sêmen, saliva, etc), faze-se a documentação e em seguida coleta-se parte do material biológico no qual este esteja aderido, ou quando se tratar de objetos maiores ou metálicos coleta-se com utensílios apropriados, acondicionando as amostras em recipientes neutros e estéreis, tendo o cuidado de evitar contaminações.