Filtrar


Questões por página:
“Em 1492, os europeus entraram em contato com um continente até então inesperado e não imaginado. Quando Cortés, em 1519, entrou em Tenochtitlán, e Pizarro, em 1534, em Cusco, já tinham alguma experiência com os países que conquistaram. Apesar disso, repetiram-se aí as emoções da completa novidade em seu encontro com os mundos dos asteca e inca”.
ZUIDEMA, R. Tom. O encontro dos calendários andino e espanhol. IN: BONILLA, Heraclio (org.). Os conquistados: 1492, e a população indígena das Américas. São Paulo: Hucitec,2006, p.285.

O encontro entre Pizarro e o imperador inca Atahualpa em 1532 é frequentemente retratado como um dramático momento de encontro entre civilizações. Sobre este encontro e o contexto histórico que lhe é correlato, analise as afirmativas abaixo.
I. Atahualpa era, à época do encontro com Pizarro, o monarca absoluto daquele que era o maior e mais adiantado estado do Novo Mundo, o império Inca.
II. Pizarro, representando o rei Carlos I da Espanha, trazia consigo vantagens militares para as quais os incas não estavam preparados, como armas de aço e armaduras.
III. O fato do encontro entre Pizarro e Atahualpa ter ocorrido logo após a chegada de Cristóvão Colombo no continente explica os motivos pelos quais as doenças endêmicas não terem um papel importante na vitória de Pizarro sobre Atahualpa.
IV. O encontro entre Pizarro e Atahualpa foi possível pelo desenvolvimento da tecnologia marítima europeia, catalisadora das grandes navegações.

Estão corretas as afirmativas:
Em meio à violência decorrente da conquista espanhola na Mesoamérica, grupos indígenas formularam adaptações capazes de devolver sentido ao mundo, resistindo ao processo de conquista do seu imaginário. Para S. Gruzinski, o choque entre os dois povos exigiu uma série de reinvenções culturais por parte dos indígenas, que resultaram em uma “cultura mestiça e moderna”.
Com base na perspectiva de Serge Gruzinski a respeito da “colonização do imaginário”, estão corretas as opções a seguir, exceto uma. Assinale-a.
Observe a imagem.

imagem-014.jpg

A imagem em destaque homenageia Tupac Amaru II, personagem emblemática da América Latina que, no contexto da colonização espanhola, no continente americano,
“Sem colonização não há uma boa conquista, e se a terra não é conquistada, as pessoas não serão convertidas”. Era assim que Francisco Lopes Gómara, autor da História geral das Índias, ou da América espanhola, referia-se ao processo de ocupação hispânica na América. Sobre essa direta ligação entre colonização e conversão, é correto afirmar que, na América Espanhola,
A concepção de diversidade populacional como propulsora das características coloniais lusitana e hispânica permitirá o estudo deste processo histórico, conduzindo o educador e o educando à compreensão desse processo continuo que suscita inúmeros debates ainda nos dias atuais. Sobre o ensino da expansão econômica europeia e descobrimentos marítimos nos séculos XV e XVI, assinale a alternativa incorreta.