Filtrar


Questões por página:
As competências podem ser concebidas como a capacidade de mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho (BRASIL, BNCC,2017). Tendo em vista a formação de competências em Educação Física, assinale a alternativa que enuncia de modo predominante uma habilidade relacionada à dimensão atitudinal da formação humana:
Os jogos desportivos coletivos têm sido praticados por crianças, adolescentes e adultos das mais diferentes etnias e culturas desde sua origem. Podem se constituir por modalidades como voleibol, handebol, futebol de salão, basquete entre outras. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.

Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.


A educação física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência dos alunos, permitindo o acesso a um vasto universo cultural, que compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se restringem à racionalidade típica dos saberes científicos das práticas pedagógicas na escola.

Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.


Há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: movimento corporal como elemento essencial; organização interna pautada por uma lógica específica; e produto cultural vinculado com o lazer-entretenimento e(ou) o cuidado com o corpo e a saúde.

Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.


A educação física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social; nessa concepção, o movimento humano se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo.