Filtrar


Questões por página:
O suicídio é um grave problema de saúde pública no mundo todo. Estima-se que 90% dos suicídios estão relacionados a algum transtorno mental. Contudo, algumas doenças clínicas estão associadas a maior risco de suicídio, mesmo na ausência de transtorno mental. As doenças clínicas mais associadas a risco de suicídio são
Uma mulher de 28 anos vem a consulta queixando de dispneia e palpitações. Além disso, pede auxílio para emagrecer, pois refere ganho de peso nos últimos meses. Sua pressão arterial está medindo 139x88 mmHg, com frequência cardíaca de 97 bpm. Relata não gostar de ir ao médico, e sempre fica ansiosa quando está no consultório. Seu peso é 74 quilos e a altura 1,60 m. O restante de seu exame físico é normal. Ao ser questionada se houve algum acontecimento que pudesse estar relacionada ao ganho de peso, refere que desde o término de seu noivado, há seis meses, estaria muito triste, “descontando” na comida e doces. Relata histórico de transtorno depressivo quando tinha cerca de 15 anos, com tratamento medicamentoso e psicológico. Sua mãe tem diagnóstico de Depressão Maior, com dois episódios de tentativas de suicídio.
Após tentativa de suicídio, assinale a alternativa que apresenta quais situações são consideradas como indicações formais para internação psiquiátrica.
mostrar texto associado
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que indica qual medicação a paciente pode estar utilizando, e que se apresenta como eficaz na prevenção do suicídio
A avaliação do risco de suicídio tem a função de orientar o manejo clínico, colocando as ações terapêuticas em ordem de prioridade. Tal avaliação é possível após uma avaliação clínica cuidadosa e sensível.

Nesse tipo de avaliação, deve-se evitar: