Filtrar


Questões por página:
As situações de compra organizacional assumem formas diversas, de acordo com o tipo de compra e as organizações envolvidas. Os formatos associativistas têm-se apresentado como uma interessante alternativa, pois promovem compras em escala, por meio da negociação de mix de produtos de interesse comum dos associados, adquirindo volume, variedade e valor que um pequeno varejista, individualmente, não conseguiria atingir. Com essa estratégia, obtêm-se condições de barganha, com melhores preços e melhores prazos de pagamento e de entrega.

A atuação exemplificada acima retrata as atividades de um(a)
A aquisição de matérias-primas, suprimentos e componentes representa um fator decisivo na atividade de uma organização. Essa aquisição depende de procedimentos e decisões que se estabelecem através de contratos de compra e venda. Na compra organizacional, a empresa realiza três modalidades: a nova compra, a recompra simples e a recompra modificada.

É tarefa da recompra simples, a(o)
Considere as afirmativas abaixo, relacionadas aos métodos de seleção de fornecedores.
I. Existem dois métodos para seleção de fornecedores: a licitação competitiva e a negociação. Em ambos os casos, o critério geralmente utilizado para seleção é o preço.

II. A licitação, regida pela Lei n° 8.666/93 e alterações, destina-se a garantir a observância do princípio da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a administração, seja a privada seja a pública.

III. As empresas privadas realizam a licitação mais conveniente à sua realidade, variando de empresa para empresa, e a qualificação é dada antes da avaliação (pré-qualificação) ou após a seleção (pós-qualificação).

IV. Um sistema de pós-qualificação tem como vantagem demandar menor esforço da equipe de avaliação do processo seletivo, uma vez que só será(ão) qualificada(s) a(s) menor(es) proposta(s).

V. A desvantagem da pré-qualificação é o tempo despendido no processo de avaliação. Uma vantagem é que o cliente pode se concentrar mais na avaliação das propostas do que na avaliação dos contratantes.
Está correto o que se afirma APENAS em
A área de compras tem um papel importante na lucratividade da empresa porque
Considere um setor de compras e os responsáveis pelas compras. Analise as opções abaixo e selecione aquela que representa um atributo do perfil do comprador.