Filtrar


Questões por página:
Um dos conceitos de antropologia, encontrado na literatura, ratifica que a antropologia é o “estudo sistemático que visa, através da experiência, observação e dedução, produzir explicações confiáveis de fenômenos, com referência ao mundo material e físico (Webster’s New World Encyclopedia,1993). Em função da diversidade de assuntos tratados, a antropologia tornou-se um conjunto de quatro campos ou disciplinas especializadas. Assim, qual dos campos de conhecimento abaixo inclui disciplinas como: paleoantropologia, primatologia, etologia, dentre outras.
Em relação à antropologia na contemporaneidade, leia os enunciados abaixo e marque, posteriormente, a alternativa correspondente.

I – Nos primórdios da antropologia, o sujeito objeto de estudo foi o exótico, o distante e o outro diferente.
II - Se a compreensão dos vários antropológicos fosse o objetivo principal da antropologia, a etnografia seria considerada um fim em si mesma.
III – A metalinguagem (discurso superior) da antropologia clássica – e de outras ciências – é considerada uma referência que baseia as ações nesse campo do conhecimento.
IV - Hoje em dia, a mudança não é mais vista como um problema teórico ou metodológico, mas como uma propriedade inerente da vida social.
V – Sobre o campo de trabalho, a antropologia tem-se concentrado numa visão espacial do local. A premissa básica é que é possível obter uma imagem relativamente completa de um modo de vida, se o pesquisador permanecer em um lugar durante um bom tempo, de olhos e ouvidos abertos.

Os conceitos contemporâneos da Antropologia, descritos na obra de François Laplantine (2003), se relacionam com a Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A esse respeito, marque V para as sentenças VERDADEIRAS e F para as sentenças FALSAS.

( ) A antropologia contemporânea estabelece uma crítica à ideia tradicional de tecnologia e nesse sentido se aproxima do conteúdo da Lei 11.892/2008.

( ) As origens da antropologia são marcadas por uma postura de hierarquização dos saberes socioculturais.

( ) O evolucionismo, enquanto corrente teórica da Antropologia, está alinhado com a pemissa de educação destacada na Lei 11.892/2008.

( ) No contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia os conteúdos de Antropologia tem a propriedade de subsidiar discussões sobre o papel do trabalho e do trabalhador no cenário sociocultural contemporâneo.

( ) O projeto antropológico do século XVIII, como nos atesta Laplantine (2003), ressaltava a diferença cultural como algo positivo e que deveria ser valorizado.

A sequência CORRETA é:

Fragmento 1: “Aqueles que superam os outros em prudência e razão, mesmo que não sejam superiores em força física, aqueles são, por natureza, os senhores; ao contrário, porém, os preguiçosos, os espíritos lentos, mesmo que tenham as forças físicas para cumprir todas as tarefas necessárias, são por natureza servos […] Tais são as nações bárbaras e desumanas, estranhas à vida civil e aos costumes pacíficos”

Fragmento 2: “Àqueles que pretendem que os índios são bárbaros, responderemos que essas pessoas têm aldeias, vilas, cidades, reis, senhores e uma ordem política que, em alguns reinos, é melhor que a nossa […] Esses povos igualavam ou até superavam muitas nações e uma ordem política que, em alguns reinos, é melhor que a nossa.”

(LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense,2003)

Os fragmentos acima esboçam duas ideologias antagônicas e concorrentes que permeavam o imaginário europeu no século XVI acercado dos nativos das Américas. Sobre o tema é possível afirmar que:

Sobre museus, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os museus de arqueologia e etnografia têm, nos últimos anos, atuado na reflexão e na construção de lugares de interlocução nas pesquisas e ações com povos indígenas.
II. Os museus de arqueologia e etnografia historicamente acolhem e estimulam pesquisas antropológicas e de cultura material, pesquisas arqueológicas e/ou registros de manifestações folclóricas regionais.
III. O Museu do Índio é um museu de arqueologia e etnografia que surgiu no âmbito dos museus universitários.
IV. O Museu do Índio foi concebido por um etnógrafo, funcionário do serviço de proteção aos índios (SPI).