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Questões por página:
Sobre museus, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os museus de arqueologia e etnografia têm, nos últimos anos, atuado na reflexão e na construção de lugares de interlocução nas pesquisas e ações com povos indígenas.
II. Os museus de arqueologia e etnografia historicamente acolhem e estimulam pesquisas antropológicas e de cultura material, pesquisas arqueológicas e/ou registros de manifestações folclóricas regionais.
III. O Museu do Índio é um museu de arqueologia e etnografia que surgiu no âmbito dos museus universitários.
IV. O Museu do Índio foi concebido por um etnógrafo, funcionário do serviço de proteção aos índios (SPI).
Sobre a Antropologia nos museus, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O papel da Antropologia nos museus universitários é historicamente recente e atua para o fortalecimento de uma compreensão mais profunda das alteridades indígenas.
( ) O papel da Antropologia nos museus universitários é historicamente recente e tem contribuído para a construção de guardas compartilhadas de coleções etnográficas e ampliado a participação indígena nas instituições.
( ) A Antropologia teve um papel importante na criação dos museus universitários que, por sua vez, atuaram na construção e consolidação de imagens e representações das sociedades indígenas em universidades brasileiras e na sociedade.
O lugar dos museus na sociedade vem mudando ao longo das últimas décadas, no entanto, a despeito de sua herança colonial, as instituições museais continuam tendo um papel importante na construção de um diálogo entre a produção do conhecimento científico e os saberes e experiências culturais e sociais. Nesse contexto, os museus de arqueologia e etnologia no Brasil têm grandes desafios: se por um lado, dialogam com um contexto global de gestão e valorização dos patrimônios culturais, por outro, vinculam-se às particularidades históricas e culturais de suas formações, acervos e engajamentos sociais. Qual afirmativa melhor define esses desafios?
O filósofo Gérard Lebrun, em seu livro intitulado O que é o poder, discorre sobre diferentes abordagens do conceito de poder. Na apresentação da obra, tece considerações sobre o binômio poder/dominação, tendo como referência a obra de Michel Foucault. Escreve Lebrun:
Quando a questão é compreender como foi e continua sendo possível a resignação, quase ilimitada, dos homens perante os excessos do poder, não basta invocar as disciplinas e as mil fórmulas de adestramento que, como mostra Foucault, são achados relativamente recentes da modernidade. Sua origem e seu sucesso talvez se devam a um sentimento atávico dos deserdados, de serem por natureza excluídos do poder, estranhos a este – talvez derivem da convicção de que opor-se a ele seria loucura comparável a opor-se aos fenômenos atmosféricos. Ainda que o poder não seja uma coisa, ele se torna uma, pois é assim que a maioria dos homens o representa. É preciso situar a tese de Foucault dentro de seus devidos limites: o homem condicionado, adestrado pelos poderes, é o privilegiado, o europeu. Não é o colonizado, não é o proletário do Terceiro Mundo (assim como não era o proletário europeu do século XIX). Estes, o poder não pensa sequer em domesticar: domina-os – e muito de cima. (LEBRUN, Gérard. O que é poder. São Paulo: Brasiliense,2004, p.08.)

Com base na reflexão desenvolvida por Lebrun, é correto afirmar que:

Considere o seguinte excerto do texto intitulado Adolescência em Samoa, da antropóloga Margaret Mead:


Nas partes mais remotas do mundo, sob condições históricas muito diferentes daquelas que fizeram Grécia e Roma florescer e declinar, grupos de seres humanos desenvolveram padrões de vida tão diferentes dos nossos que não podemos arriscar a conjectura de que iriam chegar algum dia às nossas próprias soluções. Cada povo primitivo escolheu um conjunto de valores humanos e moldou para si mesmo uma arte, uma organização social, uma religião, que são sua contribuição singular para a história do espírito humano. Samoa é apenas um desses padrões diversos e graciosos, mas, assim como viajante que um dia se afastou de casa é mais sábio que o homem que nunca foi além da soleira da própria porta, o conhecimento de outra cultura deveria aguçar nossa capacidade de esquadrinhar com mais sobriedade, de apreciar mais amorosamente, a nossa própria cultura.

(MEAD, Margaret. Adolescência em Samoa. In: CASTRO, Celso (org.). Cultura e personalidade: Ruth Benedict, Margaret Mead e Edward Sapir. Rio de Janeiro: Zahar,2015, p.28.)


A partir dessa consideração feita pela autora, é correto afirmar: