Filtrar


Questões por página:
Conforme Rodrigues, Assmar e Jablonski (2022), no livro Psicologia Social, a tendência de membros de um grupo desprenderem menos esforços quando trabalham em equipe do que quando trabalham sozinhos é denominada:
A discussão sobre o ‘científico’ tem várias consequências, sendo importante ressaltar seus efeitos na concepção sobre a pesquisa científica e, em especial, sobre metodologia. Nesse caso, ressalta-se a subordinação das estratégias metodológicas às teorias explicativas escolhidas pelo pesquisador. (…) No caso da Psicologia Social tais teorias explicativas geralmente estão fundadas em uma concepção de natureza humana, de relação indivíduo sociedade e de (...) transformação social.
JACQUES, Maria da Graça Corrêa et al. Psicologia social contemporânea: livro-texto. Petrópolis: Vozes Limitada,2014. p.77
Dadas as afirmativas acerca dos aspectos teórico-metodológicos das pesquisas em Psicologia Social contemporânea,
I. Nas pesquisas em psicologia social contemporânea faz-se necessário, mais do que nunca, buscar metodologias capazes de explicar a realidade separando as dimensões individual e social.
II. Os procedimentos metodológicos devem ser vistos como técnicas vinculadas aos pressupostos teóricos, isto é, como estratégias para vincular o empírico e o teórico. III. Embora compreenda-se a importância da transformação social, esta não pode confundir-se com o fazer científico, sendo fundamental que aquele que pesquisa não se deixe tomar pelas demandas da sociedade, mas pela busca do conhecimento. IV. Aquele que pesquisa não é mais visto como um sujeito neutro e passivo diante do que é pesquisado; se com o fazer científico, outrossim, sua não neutralidade.
verifica-se que está/ão correta/s
Objeto da Psicologia que corresponde à síntese singular e individual que cada indivíduo vai constituindo conforme vai se desenvolvendo, e vivenciando as experiências da vida social e cultural; ao mundo das ideias, significados e emoções construídos internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica. Trata-se da
O reconhecimento do indivíduo como sendo física e mentalmente distinto dos demais é apenas uma etapa na gênese do eu. Assim que nos tornamos capazes de nos distinguir dos outros, também passamos a ser capazes de reconhecer que cada pessoa enxerga o mundo de um ponto de vista diferente. A segunda etapa fundamental na gênese do eu é a
Em meados da década de 1970, a psicologia social, por parte da escola Americana, enfrentou uma crise de paradigmas. Com isso, ganhou um novo status e constituiu sua própria identidade ao demonstrar maior preocupação com as configurações e estruturas sociais, em detrimento de uma concepção do indivíduo em sociedade pautada em pesquisas com métodos experimentais, como ocorreu na América Latina e no Brasil. A referida preocupação explicita a articulação com a psicologia de grupos e com a psicologia comunitária. Em relação à interface psicologia social com a psicologia de grupos, assinale a afirmativa correta.