Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Sistemas Operacionais

Assunto:

Conceitos Básicos em Sistemas Operacionais

Questões por página:
O Conjunto de programas que gerenciam recursos, processadores, armazenamento, dispositivos de entrada e saída, dados da máquina e seus periféricos, que é responsável pela comunicação entre o hardware e os demais softwares, que cria uma plataforma comum a todos os programas utilizados é a definição de

No Windows 11, em sua configuração padrão, é possível capturar a tela do usuário a partir da funcionalidade da tecla PRINT SCREEN.


Maria, servidora pública, pressionou a tecla PRINT SCREEN e, em seguida, a combinação tecla Windows + PRINT SCREEN.


Cada uma das capturas de tela destas duas ações foram salvas, respectivamente, na

Em um ambiente corporativo voltado para o desenvolvimento colaborativo, a equipe de TI percebeu que a comunicação eficaz entre os dispositivos físicos dos computadores e os programas instalados é vital para a realização das atividades diárias. Essa interação se dá por meio de um componente específico, que atua como ponte entre o sistema operacional e os periféricos. Assinalar a alternativa que apresenta esse componente que possibilita a comunicação adequada entre hardware e software.
No gerenciamento de volumes lógicos (Logical Volume Management - LVM), a funcionalidade que permite expandir um volume existente sem perda de dados é denominada
No que se refere ao funcionamento e à gerência de processos nos sistemas operacionais, há recursos ajustados ao uso de um processo por vez, como impressoras e entradas nas tabelas internas do sistema. No caso de dois ou mais buscarem utilizar simultaneamente a mesma impressora, haverá um impasse. Como consequência, todos os S. O. devem ter a capacidade de garantir o acesso exclusivo de um processo a certos recursos, mesmo que seja temporariamente. Exemplificando, há casos em que um processo não necessita apenas de acesso exclusivo a somente um recurso, mas, sim, a vários. Nesse sentido, dois processos desejam gravar, em blu-ray player, um documento obtido pelo scanner. O processo P1 está usando o scanner, enquanto o processo P2, que é programado diferentemente, está usando a unidade de blu-ray. Assim, o processo P1 pede para usar o gravador de blu-ray, mas a solicitação é negada até que o processo P2 o libere. Nessa situação, ao invés de liberar o gravador de blu-ray, o processo P2 pede para usar o scanner. Nesse momento, ambos os processos ficam bloqueados e assim permanecerão.
Essa situação é denominada: