Filtrar


Questões por página:
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), “arquivo permanente constitui-se no conjunto de documentos preservados em caráter definitivo, em função de seu valor histórico, probatório e informativo”. Considerando a classificação das atividades do arquivo permanente em quatro grupos distintos, relacione-os às suas respectivas atribuições.

1. Arranjo. 2. Conservação. 3. Descrição e publicação. 4. Referência.
( ) Conjunto de procedimentos para elaboração de instrumentos de pesquisa considerando os elementos formais e de conteúdo dos documentos, visando o acesso a eles para consulta e divulgação. ( ) Estabelecimento das políticas de acesso adotadas em relação ao que deve ou pode ser consultado e das políticas de uso, definição de quem terá acesso ao acervo e como deve ser consultado. ( ) Medidas de proteção e preservação aos documentos e ao local de sua guarda visando impedir sua destruição por agentes externos e internos de deterioração. ( ) Sequência de operações intelectuais e físicas, que, por meio de procedimentos técnicos combinados, visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção.

A sequência está correta em
A arquivologia ou arquivística constitui-se na disciplina que estuda as funções do arquivo, os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dele, tendo como objeto a informação; objetivo a organização dos dados com vistas à informação; e, finalidade o acesso à informação.
(BRASIL,2005.)
Considerando o disposto, o arquivo
A arquivologia é uma área do conhecimento dedicada ao estudo e manejo de documentos e registros dentro de uma organização. Essa disciplina é fundamental para garantir que os documentos sejam devidamente organizados, preservados e utilizados de maneira eficiente. Nesta linha de raciocínio, é correto afirmar que arquivologia é definida como sendo:
Qual a melhor definição de Arquivamento de Documento Oficiais?
Questão DESATUALIZADA
De acordo com o Decreto nº 3.505, de 13 de junho de 2000, NÃO são objetivos da Política da Informação: