Questões de Concurso
Filtrar
30 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 6
Questões por página:
Portugal sem plano definido para devolver bens culturais
Governo de Portugal ainda não inventariou o espólio cultural dos países africanos patente há décadas nos museus portugueses, nem definiu um plano para os restituir. Rei do Bailundo vai pedir a Lisboa a devolução de bens.
Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/portugal-sem-plano-definido-para-devolver-bens-culturais/a-67487810. Acesso em: 20 nov.2023.
De um modo geral, os objetos cujo retorno é reivindicado foram musealizados, isto é, estão desterritorializados e encontram-se sob a guarda de uma instituição museológica. Tais objetos reclamados não necessariamente adquiriram um traço diaspórico no momento em que foram adquiridos. [...] É, portanto, no entrelaçamento de diversos processos de patrimonialização que se pode pensar a restituição na chave da reparação.
CHUVA, M. Restituição e reparação: refletindo sobre patrimônios em diáspora. In: NOGUEIRA, A. G. R. (org.) Patrimônio, resistência e direitos: histórias entre trajetórias e perspectivas em rede. Espírito Santo: Milfontes,2022. p.348.
A restituição e a repatriação dos objetos são processos diretamente vinculados aos debates sobre diversidade cultural e patrimônio diaspórico.
Dessa forma, conclui-se que
Qual é o diferencial referente ao seu pensamento, especialmente no período entre 1965 e 1995?
I. Objetos etnográficos, ao ingressarem no museu, passam a ser, necessariamente, objetos museológicos.
II. Artefatos arqueológicos passam a ser protegidos como patrimônio arqueológico ao ingressarem no museu.
III. Artefatos arqueológicos são todos aqueles existentes em museus de arqueologia e etnologia.
( ) São considerados bens culturais imateriais festas, celebrações, narrativas orais, danças, músicas e modos de fazer artesanais.
( ) São considerados bens culturais materiais os bens do patrimônio tangível, que possuem materialidade.
( ) Os mecanismos de valorização dos aspectos imateriais do patrimônio cultural passam por inventários dos bens culturais imateriais e pelo registro daqueles selecionados por parte do Estado.
( ) Os mecanismos de valorização dos aspectos materiais do patrimônio arqueológico passam por inventários dos bens culturais materiais e pelo registro daqueles selecionados por parte do Estado.
I. O papel dos museus de arqueologia e etnologia é reservado à conservação e à preservação de seus acervos.
II. Os museus de arqueologia e etnologia atuam transversalmente com a preservação e conservação de acervos etnográficos e arqueológicos, com pesquisas sobre os acervos e documentação, com a visibilização e acesso a eles a partir de abordagens pedagógicas, comunicação museológica e práticas expográficas.
III. Os museus de arqueologia e etnologia são instituições de salvaguarda de acervos arqueológicos e etnográficos, sendo sua principal tarefa o armazenamento de acervos em reservas técnicas e a conservação de sua integridade física.
IV. Os museus de arqueologia e etnologia são instituições de salvaguarda de acervos arqueológicos e etnográficos e sua principal tarefa é dar visibilidade a suas coleções a partir de exposições temporárias e permanentes, assim como por meio de atividades educativas.