Filtrar


Questões por página:

Leia os textos a seguir.

“Realmente, só assim deve ser entendida a arquivologia: documentos contextualizados no seu meio genético de geração, atuação e acumulação. Ressalte-se com isso a primeira grande especificidade deste objeto essencial da arquivologia que são os arquivos entendidos como conjuntos [...].”

Fonte: SCHMIDT, Clarissa Moreira dos Santos. A construção do objeto científico na trajetória histórico-epistemológica da arquivologia. São Paulo: ARQ-SP,2015. (Thesis,3), p.218.


Leia os textos a seguir. “Realmente, só assim deve ser entendida a arquivologia: documentos contextualizados no seu meio genético de geração, atuação e acumulação. Ressalte-se com isso a primeira grande especificidade deste objeto essencial da arquivologia que são os arquivos entendidos como conjuntos [...].”

Fonte: SCHMIDT, Clarissa Moreira dos Santos. A construção do objeto científico na trajetória histórico-epistemológica da arquivologia. São Paulo: ARQ-SP,2015. (Thesis,3), p.218.


A característica dos documentos arquivísticos a que se referem os autores, em ambos os textos, é a:

Considera-se arquivo

Sobre princípios e conceitos da arquivística e da legislação arquivística, julgue o item que se segue.

A natureza dos documentos pode ser dividida em dois tipos, sendo o arquivo de engenharia exemplo de um deles.

Relacione as palavras abaixo às suas respectivas abreviaturas e assinale C, se corretas, ou I, se incorretas.
( ) Edição – ed. ( ) Folhas – fols. ( ) Habitante – hab. ( ) Apostila – apo. ( ) Apartamento – ap. ou apart.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Com base no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), relacione os termos da Coluna 1 com as respectivas definições da Coluna 2.
Coluna 1 1. Descarte.2. Emenda.3. Apócrifo.4. Apostila.5. Apógrafo.
Coluna 2 ( ) Documento de autenticidade não reconhecida. ( ) Exclusão de documentos de um arquivo após avaliação. ( ) Cópia manuscrita, de época, realizada por outro que não o autor. ( ) Adendo, supressão, aglutinação, substituição ou modificação feita em documento. ( ) Nota ou aditamento feito oficialmente em documento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: