Filtrar


Questões por página:
Os princípios arquivísticos são regras que norteiam a organização dos arquivos. O princípio que estabelece que é proibida a transferência de propriedade dos arquivos públicos a terceiros é o
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), analise a sentença abaixo:

O ciclo vital dos documentos são as sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo, da sua produção à guarda permanente ou eliminação (1ª parte). Segundo o referido dicionário, o arquivo corrente é o conjunto de documentos originários de arquivos intermediários, com uso pouco frequente, que aguarda destinação (2ª parte). Conforme o dicionário, o arquivo permanente é o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo, em função de seu valor (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
A gestão de documentos é um pilar da transparência e eficiência administrativa. O Plano de Classificação de Documentos (PCD) é um instrumento técnico essencial utilizado pela Câmara Municipal de Paraíba do Sul, como em outros órgãos públicos, para organizar a totalidade dos documentos produzidos e recebidos, independentemente do suporte. O principal método de organização empregado na construção e na aplicação de um Plano de Classificação de Documentos para o contexto de um órgão público do Poder Legislativo, como a Câmara, é aquele que reflete a estrutura de suas atividades, sendo fundamental para a recuperação e destinação final dos documentos. Diante disso, o princípio fundamental que orienta a organização no âmbito da gestão arquivística de uma Câmara Municipal é:
Os documentos de uma organização que apresentam valor histórico ou probatório são conservados em arquivos denominados:
Visualizar Questão Comentada
Analise o texto a seguir:

Conjunto de operações que uma mesma instituição leva a efeito para auxiliar e viabilizar o desempenho de suas atribuições específicas e que resulta na acumulação de documentos de caráter instrumental e acessório.

O enunciado refere-se à: