Filtrar


Questões por página:

Leia o texto a seguir. “Em relação ao modelo/lógica de funcionamento e governança das estruturas orgânicas encarregadas das funções e serviços arquivísticos do ambiente considerado (uma ou mais instituições – arquivísticas ou não), estes podem se configurar no formato de sistema de arquivos ou de rede de arquivos.”

Fonte: SILVA, Welder Antônio.O Gerenciamento Arquivístico. In: MARIZ, Anna Carla Almeida; RANGEL, Thayron Rodrigues (org.). Arquivologia: temas centrais em uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Editora FGV,2020, p.159.


São características de uma rede de arquivos:

Leia o texto a seguir.

“[...] é preciso frisar que, para que o arquivista possa efetivamente colocar em prática o gerenciamento arquivístico, ele deve, antes, conquistar credibilidade e capacidade de influência, inclusive identificando e promovendo aliados/parceiros. Além disso, esse profissional precisa estar disposto a negociar [...] No decorrer do processo de negociação, cabe a esse profissional procurar e avaliar todas as alternativas possíveis antes de tomar decisões.”

Fonte: SILVA, Welder Antônio. O Gerenciamento Arquivístico. In: MARIZ, Anna Carla Almeida; RANGEL, Thayron Rodrigues (org.). Arquivologia: temas centrais em uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Editora FGV,2020, p.167-168.


Considerando a condução, pelo arquivista, do processo de negociação cuja finalidade é colocar em prática o gerenciamento arquivístico, analise as afirmativas abaixo:


I. É preciso que o arquivista disponha dos seguintes conhecimentos: (1) dos dispositivos legais, (2) dos princípios, teorias e normas técnicas e (3) do contexto arquivístico.


II. É preciso que o arquivista desenvolva as seguintes capacidades: (1) técnica, (2) de influência nos níveis estratégico, tático e operacional da instituição e (3) de introduzir mudanças nas práticas, nos processos, nos comportamentos e nos valores institucionais.


III. É preciso que o arquivista tenha uma noção dos seguintes fatores: (1) resistências a serem enfrentadas, (2) aspirações que podem ser alimentadas, (3) forças e oportunidades que podem ser aproveitadas; (4) fraquezas e ameaças que devem ser contornadas.


Está CORRETO o que se afirma em:

Leia o texto a seguir.

“Nas sociedades tradicionais, a memória estava incorporada ao cotidiano pela tradição e os costumes. No mundo moderno, ela precisa ser incorporada a lugares socialmente instituídos para ser produzida e reproduzida.”

Fonte: OLIVEIRA, Eliane Braga de; RODRIGUES, Georgete Medleg; CASTRO, Raissa Mota. A memória na Ciência da Informação: uma análise da produção científica brasileira. In: OLIVEIRA, Eliane Braga de; RODRIGUES, Georgete Medleg. Memória: interfaces no campo da informação. Brasília: Editora UnB,2017, p.90.


Tendo como referência o texto acima, analise as afirmativas a seguir:


I. Arquivos são lugares de memória socialmente instituídos e legitimados.


II. O ambiente digital possibilita o registro da informação e, assim, compartilha com o ambiente analógico a função de memória exteriorizada.


A respeito dessas afirmativas, assinale a opção CORRETA:

Leia o texto a seguir.

“A tipologia documental é a ampliação da diplomática em direção à gênese documental [...].”

Fonte: BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Diplomática e tipologia documental em arquivos.2. ed., rev., ampl. Brasília: Brinquet de Lemos,2008, p.7.


Considerando os objetos e os campos de aplicação da diplomática e da tipologia documental, analise afirmativas a seguir:


I. O objeto da diplomática é a configuração interna do documento, o estudo jurídico de suas partes e os caracteres para atingir a autenticidade.


II. O objeto da tipologia documental é configuração externa da lógica artificial que embasou a seleção do gênero documental, a variabilidade limitada e a junção do actio com o conscriptio.


III. O campo de aplicação da diplomática gira em torno do verídico quanto à estrutura e à finalidade do ato jurídico.


IV. O campo de aplicação da tipologia documental gira em torno da relação dos documentos com as atividades institucionais/pessoais.


Está(ão) CORRETA(S):

Leia o texto a seguir.

“Pode-se concluir, então, que os documentos arquivísticos digitais são fortemente dependentes do registro de metadados.”

Fonte: ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da administração pública federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,2011, p.78.


A respeito do uso dos metadados para a gestão, preservação e acesso de documentos arquivísticos digitais, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.


( ) Um dos objetivos do registro de metadados é fornecer informações necessárias para garantir a autenticidade dos documentos.


( ) Alguns metadados podem ser extraídos e registrados automaticamente, com auxílio de um software, facilitando o trabalho do produtor do documento.


( ) Premis é um padrão de metadados utilizado para apoiar as ações de preservação dos documentos.


( ) Metadados estruturais auxiliam a gestão de direitos e devem ser armazenados em separado.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: