Filtrar


Questões por página:
É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. Órgãos e entidades devem definir uma política de gestão arquivística de documentos que tenha por objetivo produzir, manter e preservar documentos confiáveis, autênticos, acessíveis e compreensíveis, de maneira a apoiar suas funções e atividades. A cada uma das características do documento arquivístico, corresponde um novo conjunto de exigências a serem cumpridas pelo programa de gestão, conforme especificado a seguir:
I.Relação orgânica. II.Unicidade. III.Confiabilidade. IV.Autenticidade. V.Acessibilidade.
Analise os conceitos e faça a correlação de acordo com as características apresentadas.
(__)Um documento arquivístico tem a capacidade de sustentar o fato que atesta. Está relacionada ao momento em que o documento é produzido e à veracidade do seu conteúdo.
(__)O documento arquivístico é único no conjunto documental ao qual pertence. Podem existir cópias em um ou mais grupos de documentos, mas cada cópia é única em seu lugar.
(__)Um documento arquivístico é aquele que pode ser localizado, recuperado, apresentado e interpretado.
(__)O documento arquivístico se caracteriza pelas relações que mantém com os demais documentos do órgão ou entidade e que refletem suas funções e atividades. Os documentos arquivísticos estão ligados uns aos outros por um elo que se materializa por meio do registro.
(__)Um documento arquivístico é o que diz ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção.
Após análise, marque a opção CORRETA:
O arquivamento trata-se do processo de organização, armazenamento e preservação de documentos de forma estruturada, para garantir fácil acesso e consulta. O arquivamento segue uma sequência de fases. Assinale a alternativa correspondente a fase do arquivamento em que os documentos chegam à organização e são analisados para definir a sua categoria.
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), “arquivo permanente constitui-se no conjunto de documentos preservados em caráter definitivo, em função de seu valor histórico, probatório e informativo”. Considerando a classificação das atividades do arquivo permanente em quatro grupos distintos, relacione-os às suas respectivas atribuições.

1. Arranjo. 2. Conservação. 3. Descrição e publicação. 4. Referência.
( ) Conjunto de procedimentos para elaboração de instrumentos de pesquisa considerando os elementos formais e de conteúdo dos documentos, visando o acesso a eles para consulta e divulgação. ( ) Estabelecimento das políticas de acesso adotadas em relação ao que deve ou pode ser consultado e das políticas de uso, definição de quem terá acesso ao acervo e como deve ser consultado. ( ) Medidas de proteção e preservação aos documentos e ao local de sua guarda visando impedir sua destruição por agentes externos e internos de deterioração. ( ) Sequência de operações intelectuais e físicas, que, por meio de procedimentos técnicos combinados, visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção.

A sequência está correta em
Visualizar Questão Comentada
A arquivologia ou arquivística constitui-se na disciplina que estuda as funções do arquivo, os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dele, tendo como objeto a informação; objetivo a organização dos dados com vistas à informação; e, finalidade o acesso à informação.
(BRASIL,2005.)
Considerando o disposto, o arquivo
Os estudos de diplomática e tipologia levam a entender o documento desde o seu nascedouro, e a compreender o porquê e como ele é estruturado no momento de sua produção.
(BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos Permanentes: Tratamento Documental.4. ed. Rio de Janeiro: FGV,2006, p.45.)

Sobre a diplomática, analise as afirmativas a seguir.
I. A diplomática se volta para a estrutura formal do documento.
II. A espécie documental é a ampliação da diplomacia na direção da gênese documental.
III. O documento diplomático é o registro legitimado do ato administrativo, consequência de um fato administrativo.
IV. A tipologia documental é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas.

Está correto o que se afirma apenas em