Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A frase em que se respeitam as normas de concordância verbal é:
mostrar texto associado
O prolongamento da vida saudável, em razão de uma velhice sem doenças, já foi só um exercício de visionários.

Hoje é um campo de pesquisa dos mais sérios e respeitados.

As frases acima estão reescritas em um único período, com correção, lógica e clareza, mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, em:
mostrar texto associado
... a espécie humana passou a ter seu caminho evolutivo direcionado pela cultura, cuios impulsos foram superando a limitação da biologia ... (1º parágrafo)

O sentido do segmento grifado acima está reproduzido com outras palavras, respeitando-se a lógica, a correção e a clareza, em:
mostrar texto associado
Quanto aos recursos linguísticos que compõem o texto, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O vocábulo “um”, em “Ao lado de um caminhão do Exército” ( l.1), define o nome “caminhão”.
( ) O termo “um vaivém intenso de homens, mulheres e crianças”, em “Em volta, um vaivém intenso de homens, mulheres e crianças” ( l.7-8), assumirá a função sujeito, se a ele for anteposta a forma verbal existe ou, de complemento verbal, se a ele for anteposta a forma verbal .
( ) A forma verbal “acabam”, em “que acabam de voltar ao controle do Estado” ( l.13-14), está no plural para concordar com o sujeito da oração, o termo “áreas” ( l.13), resgatado pelo pronome “que”.
( ) A palavra “pura”, em “ ‘Fora que a ocupação militar, pura e simplesmente, não resolverá os problemas das comunidades.’ ” ( l.28-30) possui valor adverbial e expressa modo.
( ) A expressão “às demandas dessas comunidades”, em “ ‘O governo precisa estar sensível às demandas dessas comunidades.’ ” ( l.31-32) complementa o sentido de “precisa estar”.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
mostrar texto associado

Sobre os recursos linguísticos usados no texto, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, falsas.

( ) "estão [...] cercadas” (/.9) é uma forma verbal que se apresenta na voz passiva e sua transposição para a ativa implica a observância da correlação modo-temporal para preservar o sentido original do contexto. /

( ) “ano a ano" (/.11) está entre vírgulas pela mesma razão que “da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE" (/.13-14).

( ) “visível" (/.23) e "raízes” (/.25) são paroxítonas acentuadas por razões diferentes.

( ) “existem” (/.23) pode ser substituída pela forma verbal “há” (/.36) sem nenhum prejuízo de ordem gramatical, o mesmo não ocorrendo em relação à troca de "há" por “existem”, tendo-se em vista o contexto frasal em que ambas se encontram. /

( ) “fincaram” (/.32) e inflaram” (/.33) estão no plural, concordando com o mesmo sujeito, que também está no plural.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a