Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Caso o locutor, com a mensagem da placa, se dirigisse à segunda pessoa do plural do mesmo modo verbal, a placa deveria ser reescrita, conforme a norma culta, da seguinte forma:
Visualizar Questão Comentada
Julgue o item subsequente.

Nas regras de concordância verbal, o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração, mas quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome. Assim, podemos dizer: “A maior parte dos pacientes não desenvolvem os sintomas no início da doença” ou “A maior parte dos pacientes não desenvolve os sintomas no início da doença”.
Visualizar Questão Comentada
Julgue o item subsequente.

Nas regras de concordância verbal, se o sujeito for simples, isto é, se tiver apenas um núcleo, ele concorda com o verbo em pessoa e número, como no exemplo "A inflação deve ser combatida por todos".
Visualizar Questão Comentada

Julgue o item que se segue.



Nas regras de concordância verbal da Língua Portuguesa, quando o sujeito é precedido por expressões como cerca de, mais de, menos de e outras que indicam quantidade aproximada, o verbo concorda com o numeral. Como no exemplo: "Com a medida, cerca de 50 milhões de pessoas serão beneficiadas".

“A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobrem-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. Içami Tiba
No período “A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobrem-se tantas outras portas.” A palavra “outras” foi empregada no plural para estabelecer uma relação com “portas”. Essa relação é denominada:
Visualizar Questão Comentada