Filtrar


Questões por página:

O serviço social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho, dos trabalhadores e do amplo acesso à terra para a produção de meios de vida e ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história.

M. V. Iamamoto. O serviço social na cena contemporânea. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009, p.18 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca do serviço social na contemporaneidade.

Estudos revelam que, na análise das particulares condições de trabalho do assistente social, recoloca-se o clássico dilema entre causalidade e teleologia, bem como entre momentos de estrutura e momentos de ação.

Julgue os itens de 59 a 65, relativos ao Código de Ética do profissional de Serviço Social.

Constitui direito do assistente social a inviolabilidade do local de trabalho e dos respectivos arquivos e documentações, garantindo-se, dessa forma, o sigilo profissional.

Julgue os itens de 59 a 65, relativos ao Código de Ética do profissional de Serviço Social.

O assistente social, ao se deparar com condições de trabalho inadequadas e que possam prejudicar os usuários, deve limitar-se a informar essa situação à instituição empregadora.

Ao analisar o contexto do serviço social e o mundo do trabalho, Raichelis (2011) considera a importância de localizá-lo nos seguintes temas:

I. O serviço social como profissão emerge na sociedade capitalista em seu estágio monopolista, contexto em que a questão social, pelo seu caráter de classe, demanda do Estado mecanismos de intervenção não apenas econômicos, mas também políticos e sociais.
II. O serviço social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo.
III. O trabalho do assistente social é a expressão de um movimento que articula conhecimentos e luta por espaços no mercado de trabalho, com competências e atribuições privativas que têm reconhecimento legal nos seus estatutos normativos e reguladores.

Está correto o que consta em
A leitura do serviço social e as relações de trabalho tratadas por Ana Elizabete Motta e Ângela Amaral (1998) apontam para