Filtrar


Questões por página:
O Serviço Social se gesta e se desenvolve como profissão reconhecida na divisão social do trabalho, tendo por pano de fundo o desenvolvimento capitalista industrial e a expansão urbana, processos esses apreendidos sob o ângulo das novas classes sociais emergentes – a constituição e expansão do proletariado e da burguesia industrial – e das modificações verificadas na composição dos grupos e frações de classes que compartilham o poder de Estado em conjunturas históricas específicas.
(IAMAMOTO; CARVALHO,1986, p.77.)
É nesse contexto, em que se afirma a hegemonia do capital industrial e financeiro, que emerge sob novas formas, a chamada:

No que se refere ao trabalho do Assistente Social, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – O produto do trabalho do Assistente Social deve ser compreendido também como produto das relações dos demais agentes institucionais.

II – O objeto da atuação profissional é definido por suas instâncias políticas e estão isentas da influência institucional.

III – O Assistente Social, como integrante do conjunto de atores institucionais, participa da instituição através de seu trabalho.

Como se sabe, o Assistente Social atua em diferentes espaços ocupacionais e, muitas vezes, em conjunto com profissionais de diferentes formações. No que se refere aos desafios de um trabalho interdisciplinar, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Deve o Assistente Social, sempre que possível, fazer parte de equipes multiprofissionais, bem como estimular o trabalho interdisciplinar, mas, em matéria de Serviço Social, a elaboração ou subscrição de pareceres é de sua exclusiva competência.

II – A interdisciplinaridade, como resultado da atuação multiprofissional, só se mostra viável como método de trabalho, já que as especificidades e a autonomia de cada área do conhecimento são indissociáveis da identidade profissional.

III – A interdisciplinaridade é um processo de interação entre diferentes tipos de conhecimento, no qual o trabalho multiprofissional ocorre de forma interdependente, geralmente com troca e cooperação residual.

O exercício profissional do/a Assistente Social, se realiza mediante um contrato de trabalho com organismos empregadores – públicos ou privados –, em que o profissional figura como trabalhador assalariado, o que gera uma tensão entre autonomia profissional e condição assalariada.


A autonomia teórico-metodológica, técnica e ético-política da condução do exercício profissional, do/a Assistente Social, é atribuída:

A Política Nacional de Humanização busca transformar as relações de trabalho por meio da ampliação do grau de contato e comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-as do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. Fazem parte dos princípios norteadores dessa política a transversalidade, a indissociabilidade entre atenção e gestão, além de protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos. Na prática assistencial, o princípio da transversalidade visa