Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
As condições de trabalho e as relações sociais em que estão inscritos os assistentes sociais devem estar dissociadas da contrarreforma do Estado, por considerar que essa não tem relação direta com o espaço ocupacional do serviço social.
No contexto da reestruturação empresarial, as mudanças na organização da produção e do trabalho incidem na prática do Serviço Social por dois vetores. Um deles é a
mostrar texto associado
A transferência das responsabilidades governamentais para organizações do terceiro setor representa tendência de deslocamento da satisfação de necessidades da esfera pública para a esfera privada, o que provoca mudanças nas demandas de atendimento do assistente social.

Detectando as novas demandas postas aos assistentes sociais na contemporaneidade, uma profissional constatou o que segue.

"Um campo que merece destaque é o da gestão social pública ou gerência pública. A gestão de políticas sociais públicas abre-se a um conjunto de especializações profissionais como assistentes sociais, sociólogos, cientistas políticos, educadores etc., indicando a tendência de se sobrepor a qualificação ao diploma. Em outros termos, tende a ser a qualificação demonstrada em um mercado competitivo o que indica o melhor profissional para o exercício de funções requeridas e não o mero diploma".

IAMAMOTO, M. V., O Serviço Social na contemporaneidade. S. Paulo: Cortez, 1998, p. 125.

A partir desta verificação, é legítimo concluir que

O mercado nacional de trabalho para os assistentes sociais, no Brasil, aberto em meados dos anos 1940, com a criação de instituições como a antiga Legião Brasileira de Assistência (LBA), consolidou-se, efetivamente,