Filtrar


Questões por página:
O crescimento desordenado dos núcleos urbanos, o advento de novas tecnologias da construção civil e, ainda, questões de ordem cultural têm provocado um impacto acentuado ao conforto acústico. Como matéria relativamente nova que se apresenta no Brasil, não é necessário um estudo mais profundo para comprovar o pouco conhecimento do assunto pela grande maioria dos arquitetos e, principalmente, estudantes de arquitetura. Sabe-se muito pouco, ou quase nada, sobre os conceitos que norteiam um bom projeto de acústica arquitetônica. A maioria dos profissionais da área de arquitetura, ao se depararem com situações que exigem maior atenção sobre o assunto, limitam-se a reutilizar especificações e fórmulas aplicadas em situações específicas, levando os projetos a apresentarem erros acústicos, provocando, assim, desconfortos ambientais. São necessários conhecimentos básicos sobre acústica e conforto ambiental, para que projetos pelo menos norteados e com predisposições ao conforto sejam possíveis. De acordo com conceitos do conforto acústico, assinale a alternaria correta sobre o som.
Considerando o conforto ambiental urbano e a acústica das edificações, assinale a alternaria INCORRETA.
Na avaliação técnico-funcional de um edifício residencial para proposta de retrofit, foram diagnosticados problemas de conforto térmico ocasionados pelas fachadas transparentes. Nesse caso, recomenda-se

Em uma condição de clima quente úmido, o projeto arquitetônico tem que levar em consideração diversos fatores que influenciam na qualidade do projeto. Frota & Schiffer (2003), no Manual de Conforto Térmico, apontam para vários aspectos que devem ser observados, sendo assim, analise as assertivas abaixo:


I. Como a variação da temperatura noturna é muito significativa, a ventilação noturna não interfere na qualidade térmica da edificação.

II. Deve-se prever aberturas suficientemente grandes para permitir a ventilação nas horas do dia em que a temperatura externa está mais baixa que a interna.

III. Deve-se proteger as aberturas da radiação solar indireta, e gerar condições de obstáculos aos ventos.

IV. As construções não devem ter uma inércia muito grande, pois isso dificulta a retirada do calor interno armazenado durante o dia.


Quais estão INCORRETAS?

No livro "Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos", Corbela & Yannas (2010) afirmam que o projeto de iluminação elétrica deve integrar-se às condições de iluminação natural do edifício projetado. Seguindo essa ideia, analise as estratégias para uma boa iluminação natural em um edifício:


I. Organização dos espaços interiores compatível com a forma e a melhor orientação.

II. Estudo da geometria e cores das superfícies internas, para conseguir uma distribuição heterogênea da luz no exterior do edifício.

III. Conhecimento das propriedades térmicas e lumínicas dos materiais transparentes utilizados.

IV. Decisão sobre controle da iluminação, passivo ou ativo, manual ou computadorizado.


Quais estão corretas?