Filtrar


Questões por página:
Um pequeno volume ou cavidade ligada ao exterior apenas por uma abertura cuja área é pequena em relação à sua seção transversal, onde o ar interior entra em vibração para uma certa frequência de ressonância, dissipando a energia sonora e transformando-a em energia mecânica, sob forma de atrito, funcionando então como absorvedor de som de grande eficiência em painéis vibrantes e revestimentos acústicos perfurados, denomina-se
Na avaliação técnico-funcional de um edifício residencial para proposta de retrofit, foram diagnosticados problemas de conforto térmico ocasionados pelas fachadas transparentes. Nesse caso, recomenda-se
Em cidades de clima quente úmido, deve-se
I. prever, nas edificações, aberturas suficientes para permitir a ventilação em horários do dia em que a temperatura externa estiver mais baixa que a interna.
II. proteger as aberturas das edificações da radiação solar direta, mas sem bloquear os ventos.
III. adotar partidos arquitetônicos que tenham grande inércia térmica.
IV. prever vegetação que funcione como barreira dos ventos e retenha naturalmente parte da poeira em suspensão no ar.
V. adotar partidos arquitetônicos com construções alongadas no sentido perpendicular ao vento dominante.
Está correto o que se afirma APENAS em

As figuras I e II mostram, respectivamente, o auditório da Universidade de Caracas, projetado pelo arquiteto Carlos Raúl Villanueva, e placas acústicas do mesmo auditório, idealizadas pelo artista Alexander Calder. Com referência às figuras I e II, julgue o item seguinte.

As placas acústicas do auditório da Universidade de Caracas, além de servirem para esconder os spots de iluminação mostrados na figura II, evitando o efeito de ofuscamento na plateia, servem para refletir as ondas sonoras, funcionando como difusores acústicos destacados na figura I.

A figura II ilustra uma concha acústica ocupada por uma plateia grande e disposta principalmente no sentido da largura. A superfície da concha acústica pode ser aproximada por uma sucessão de parábolas cujos focos se encontram localizados sobre uma mesma linha curva (F F'), conforme ilustrado na figura I. No que se refere às informações e às figuras apresentadas, julgue o item a seguir.

As conchas acústicas em forma de paraboloide de revolução, conforme mostra a figura I, são indicadas por duas razões: reproduzem fielmente os sons oriundos das proximidades de seu foco, conduzindo-os a grandes distâncias; e reproduzem os sons de fontes sonoras (instrumentos ou vozes) localizadas em diferentes pontos do palco, como é o caso das grandes orquestras.