Filtrar


Questões por página:
O adequado desempenho térmico de uma edificação repercute no conforto dos usuários, contribuindo também para a economia de energia elétrica. De acordo com a NBR 15575/2013, pode ser feita uma avaliação simplificada de desempenho térmico do edifício por meio de procedimento normativo, com base nas propriedades térmicas da envoltória. Para tanto, é necessário verificar o atendimento aos requisitos e critérios indicados na norma para o envelopamento da edificação, considerando
O peitoril ventilado é um dispositivo arquitetônico, geralmente executado em concreto, em formato de “L” invertido, sobreposto a uma abertura localizada abaixo das janelas. Esse dispositivo tem sido usado em alguns edifícios no Nordeste do Brasil com bons resultados no ganho de ventilação natural nos ambientes internos das edificações.
Dadas as afirmativas sobre esse dispositivo, I. Tem por finalidade atuar como fonte complementar do movimento de ar proporcionado pelas aberturas. II. Deve ser evitado em ambientes de trabalho, uma vez que direciona o fluxo de ar para a altura das pessoas sentadas. III. É recomendado para dormitórios, uma vez que direciona o fluxo de ar para a altura das pessoas deitadas. IV. Formatos inclinados ou curvos do dispositivo reduzem a captação do ar para o interior do ambiente.
verifica-se que estão corretas apenas
A ventilação natural é uma importante estratégia bioclimática para obtenção do conforto térmico em edificações localizadas em regiões de clima quente e úmido. O tamanho, a forma e a localização das aberturas para ventilação são fatores determinantes da configuração do fluxo de ar no interior das edificações. A figura mostra, de forma esquemática, o ambiente de uma edificação com aberturas localizadas a barlavento e a sotavento.
Com relação aos tamanhos dessas aberturas, verifica-se que as maiores taxas de ventilação são obtidas quando
Os diagramas ou cartas solares são representações gráficas da trajetória aparente do Sol na abóbada celeste. Nelas, são destacadas as diferentes horas do dia e os períodos do ano, especialmente os solstícios e os equinócios. Dessa forma, as cartas solares apresentam-se como importante ferramenta para estudo da incidência solar na edificação. A figura mostra a Carta Solar para a latitude da cidade de Maceió (9º 40’ Sul).
Na etapa de Estudo Preliminar de um projeto arquitetônico a ser construído em Maceió, ao considerar a incidência de radiação solar nas fachadas da edificação, verifica-se que
Dos esquemas de zoneamento de atividades abaixo, está INCORRETO em relação à insolação necessária o apresentado em: