Filtrar


Questões por página:

De acordo com LAMBERTS, DUTRA e PEREIRA, sobre variáveis arquitetônicas para a eficiência energética na arquitetura, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:



A arquitetura sempre teve como um de seus objetivos possibilitar ao homem um ambiente seguro e protegido das hostilidades climáticas. Para isso ser viável, é necessário o estudo de variáveis arquitetônicas como a forma, a função, os tipos de fechamento e os sistemas de condicionamento. Estas variáveis interagem simultaneamente com o meio ambiente e com o homem. Do arquiteto dependem a adequação da forma arquitetônica à sua função e a correta especificação dos fechamentos e sistemas de condicionamento utilizados no projeto. Projetar conscientemente é tirar partido de cada uma dessas variáveis para garantir ao edifício uma perfeita interação entre o homem e o meio em todas as escalas: ___________, ___________, ___________ e ___________.


Imagem associada para resolução da questão

O uso da iluminação artificial no recinto urbano deve ser projetado de forma que satisfaça as necessidades do usuário do espaço, seja viável do ponto de vista técnico, econômico e possua o mínimo de impacto ambiental. Sobre os aspectos importantes que implicam o uso da iluminação nas cidades, assinalar a alternativa INCORRETA:
Prezando pela eficiência energética, a determinação das malhas de uma instalação deve ser definida para que elas atendam ao uso a elas associado, permitindo a gestão eficaz do consumo de energia. Nesse sentido, sobre malhas, é CORRETO afirmar que:

Com o objetivo de melhorar o conforto visual no ambiente de trabalho, faz-se necessário atender a determinados parâmetros de iluminação, dentre os quais está o que se refere ao fluxo de iluminação que incide em uma determinada área de tarefa.


Esse parâmetro e sua unidade de medida são, respectivamente,

Visualizar Questão Comentada
Para a compreensão simplificada da carga térmica de cada elemento de projeto de edificações, podemos considerar, em ordem de maior para menor relevância, de forma geral: