Filtrar


Questões por página:

No livro "Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos", Corbela & Yannas (2010) afirmam que o projeto de iluminação elétrica deve integrar-se às condições de iluminação natural do edifício projetado. Seguindo essa ideia, analise as estratégias para uma boa iluminação natural em um edifício:


I. Organização dos espaços interiores compatível com a forma e a melhor orientação.

II. Estudo da geometria e cores das superfícies internas, para conseguir uma distribuição heterogênea da luz no exterior do edifício.

III. Conhecimento das propriedades térmicas e lumínicas dos materiais transparentes utilizados.

IV. Decisão sobre controle da iluminação, passivo ou ativo, manual ou computadorizado.


Quais estão corretas?

Para minimizar o desconforto do usuário em relação à iluminância excessiva, proveniente da abóboda celeste, da luz solar direta e dos aspectos climáticos da região tropical, existem recursos como os elementos controladores de luz.


A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.


I. Brise-soleil é o elemento exterior que controla a luz e contribui para a iluminação interior, ao permitir que a luz solar seja levada para um ponto de incidência mais adequado.

II. Elementos interiores de controle de luz devem ser de material fosco ou de cores fortes que têm alta difusão.

III. Elementos acessórios de controle de luz são, convenientemente colocados, quando afetam a qualidade da iluminação.


Está correto o que se afirma em

As unidades de fluxo luminoso, nível de iluminância e intensidade luminosa correspondem, respectivamente, a
Com relação aos conceitos e técnicas fundamentais referentes ao conforto luminoso, assinale a alternativa correta.

As figuras I e II mostram, respectivamente, o auditório da Universidade de Caracas, projetado pelo arquiteto Carlos Raúl Villanueva, e placas acústicas do mesmo auditório, idealizadas pelo artista Alexander Calder. Com referência às figuras I e II, julgue o item seguinte.

As placas acústicas do auditório da Universidade de Caracas, além de servirem para esconder os spots de iluminação mostrados na figura II, evitando o efeito de ofuscamento na plateia, servem para refletir as ondas sonoras, funcionando como difusores acústicos destacados na figura I.