Filtrar


Questões por página:
No tocante à ventilação natural, assinale a opção que indica um efeito das aberturas sob as edificações.
mostrar texto associado
Com relação à determinação gráfica dos dispositivos de proteção solar em edificações, a figura ilustra uma máscara produzida por um dispositivo de proteção solar
Na avaliação técnico-funcional de um edifício residencial para proposta de retrofit, foram diagnosticados problemas de conforto térmico ocasionados pelas fachadas transparentes. Nesse caso, recomenda-se
Em cidades de clima quente úmido, deve-se

I. prever, nas edificações, aberturas suficientes para permitir a ventilação em horários do dia em que a temperatura externa estiver mais baixa que a interna.

II. proteger as aberturas das edificações da radiação solar direta, mas sem bloquear os ventos.

III. adotar partidos arquitetônicos que tenham grande inércia térmica.

IV. prever vegetação que funcione como barreira dos ventos e retenha naturalmente parte da poeira em suspensão no ar.

V. adotar partidos arquitetônicos com construções alongadas no sentido perpendicular ao vento dominante.

Está correto o que se afirma APENAS em

Em uma condição de clima quente úmido, o projeto arquitetônico tem que levar em consideração diversos fatores que influenciam na qualidade do projeto. Frota & Schiffer (2003), no Manual de Conforto Térmico, apontam para vários aspectos que devem ser observados, sendo assim, analise as assertivas abaixo:


I. Como a variação da temperatura noturna é muito significativa, a ventilação noturna não interfere na qualidade térmica da edificação.

II. Deve-se prever aberturas suficientemente grandes para permitir a ventilação nas horas do dia em que a temperatura externa está mais baixa que a interna.

III. Deve-se proteger as aberturas da radiação solar indireta, e gerar condições de obstáculos aos ventos.

IV. As construções não devem ter uma inércia muito grande, pois isso dificulta a retirada do calor interno armazenado durante o dia.


Quais estão INCORRETAS?