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Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue o item subsequente.
Para “ensinar música musicalmente”, como propõe Swanwick (2003), é necessário que se priorize inicialmente os símbolos musicais, pois a música é linguagem e possui uma simbologia própria, universal, que deve ser decodificada pelo intérprete.
O século XX refletiu diferentes tendências na música, entre as quais estão a música eletrônica, a música concreta, o serialismo e o dodecafonismo. As novas tecnologias oportunizaram novas formas de compor. Acerca da música contemporânea, julgue o item a seguir.
Jorge Antunes, maestro e compositor brasileiro, foi um dos precursores da música eletroacústica no Brasil, nos anos 1960. Engajado politicamente, é de sua autoria a Sinfonia das Diretas, utilizando o som de buzinas em apoio às eleições diretas em 1984. Mais recentemente, compôs a Sinfonia dos Direitos, também com som de buzinas, e a ópera de rua Auto do Pesadelo de Dom Bosco, em que critica a corrupção de políticos no Distrito Federal.
A música concreta trata basicamente da manipulação de sons, e não da criação de sons.
Afirmando ser o conceito de cultura popular não apenas válido, mas também útil ao profissional de história – especialmente no que diz respeito à história ensinada – a historiadora Martha Abreu acentua a importância de se conhecer “a história do conceito de cultura popular e dos significados políticos e teóricos que este recebeu ao longo do tempo, sempre historicamente construídos ou inventados”.
A respeito dos diversos sentidos assumidos ao longo de nossa história para o termo cultura popular, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
A ideia de nação como “comunidade imaginária” coloca para o professor de história o desafio de articular temas controversos tais como identidade, imaginário e nação. Nesse sentido, a abordagem culturalista em História oferece algumas contribuições teóricas.
Assinale a alternativa que aponta soluções possíveis para o trabalho com a questão da identidade e da nacionalidade pela via da História Cultural: