Filtrar


Questões por página:

A Obra “A Hora da Estrela”, é do(a) escritor(a):

Assinale a alternativa CORRETA:

“Nascido em João Pessoa, ele é reconhecido como compositor e cantor. O marco na carreira do artista aconteceu em 1966, durante o II Festival de Música Popular Brasileira da Record, quando a sua canção Disparada foi cantada por Jair Rodrigues e empatou com a música A Banda, de Chico Buarque. No Primeiro Festival Internacional da Canção no Rio de Janeiro, ele também fez sucesso ficando em segundo lugar com a canção O Cavaleiro”.


O artista paraibano descrito no texto é:

A obra de arte ocidental, “A última Ceia”, é do autor(a):


Imagem associada para resolução da questão

A literatura de cordel é um dos gêneros literários mais tradicionais do país. Apesar de ser muito comum no Brasil, ele não se originou aqui. Descendente de produções literárias europeias, encontrou solo fértil para se desenvolver por aqui, sobretudo no Nordeste no século XIX.

Sobre o título do Cordel e o respectivo autor da obra, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
A figura do vaqueiro surge de uma mistura do branco colonizador com o índio. A figura lendária desse homem destemido que enveredou pelo sertão surgiu com o ciclo do gado, por volta do ano de 1600. Desde então suas atividades e o seu jeito peculiar imprimiu valores correspondentes com seu estilo de vida. Um dos aspectos marcantes que caracterizam o vaqueiro é o aboio, espécie de canto sem palavras que o vaqueiro entoa ao conduzir o gado para o curral. O aboio é uma melodia que os animais parecem compreender por meio do sentimento do vaqueiro, como citou o escritor José de Alencar em sua obra" O SERTANEJO", falando a respeito do aboio. Não se distinguem palavras na canção do boiadeiro, nem ele as articulam, pois fala do seu gado, com essa linguagem do coração que enternece os animais e os cativa. O enunciado pode ser chamado de: