Filtrar


Questões por página:
(Concurso Milagres/2018) Observe com atenção a receita culinária apresentada a seguir: Bolo de goma INGREDIENTES 02 xícaras de goma; 02 ovos; ½ xícara de óleo; 01 colher de café de fermento; 01 colher de café de sal. MODO DE FAZER Ferva o leite com o óleo, e despeje sobre a goma, o fermento e o sal. Bata as claras em neve, junte as gemas e despeje sobre a goma escaldada, Asse em forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno até dourar. Bom apetite! Essa receita do “Bolo de Goma”, também conhecida como “Bolo do Piauí” nos dá a convicção de que comer é um ato que envolve fatores econômicos, sociais, geográficos, históricos, religiosos e culturais. A escolha dos ingredientes, o preparo dos alimentos e a maneira de servir identificam o grupo social e ajudam a estabelecer uma identidade cultural. No caso apresentado acima, demonstra:
Em 2020, comemora-se o centenário do nascimento de Clarice Lispector. A escritora nasceu no dia 10 de dezembro de 1920, em Tchetchelnik, uma aldeia da Ucrânia, então pertencente à Rússia. Em 1943, Clarice Lispector se naturalizou brasileira. Ela casou-se com um diplomata, o que a fez viver em países como Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Suíça, onde escreveu os seus primeiros livros. Uma novela de Clarice é:
Leia o trecho a seguir:
“A cultura brasileira é vasta e diversa. Nossos hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui.” (Fonte adaptada https://brasilescola.uol.com.br/).
Não está entre as festividades da cultura nacional brasileira:
Leia o trecho abaixo para responder a questão: “Em 2020 completa-se o centenário de nascimento de uma importante escritora, de origem ucraniana, naturalizada brasileira, chega ao Brasil em 1922, e recebe então o nome de ________. Dentre suas obras podem ser citadas Laços de Família (1960) e Água Viva (1973).” A lacuna no texto se refere à:
O ator, cantor e compositor Rolando Boldrin morreu aos 86 anos de idade, em São Paulo. Seu talento artístico era reconhecido nacionalmente, pois era um dos grandes expoentes do estilo musical: