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(PMM/URCA 2025) Um profissional de Educação Física do município é convidado a integrar o planejamento intersetorial de um projeto comunitário de promoção do lazer e da saúde, voltado a moradores de um bairro periférico com carência de espaços públicos adequados à prática corporal. O profissional propõe atividades que valorizem jogos tradicionais, danças regionais, esportes adaptados e rodas de conversa sobre corpo, cultura e qualidade de vida. Considerando a função social da Educação Física no âmbito das políticas públicas, a proposta do educador está fundamentada na compreensão de que:
(PMM/URCA 2025) No desenvolvimento de um Programa de Atividade Física para pessoas com obesidade, o profissional de Educação Física observa que parte do grupo apresenta baixa autoestima e histórico de abandono de programas anteriores. De acordo com a abordagem do Projeto Terapêutico Singular (PTS), uma estratégia adequada seria:
(PMM/URCA 2025) Durante o planejamento das ações de um grupo de atividade física para idosos hipertensos acompanhados pela Atenção Primária à Saúde (APS), o Educador Físico observou que parte dos participantes apresentava limitação de mobilidade, perda de equilíbrio e insegurança ao realizar tarefas cotidianas, como subir degraus e se levantar de cadeiras. Ao elaborar o Projeto Terapêutico Singular (PTS), a equipe multiprofissional propôs a realização de atividades em circuito, com foco em equilíbrio, força muscular, coordenação motora e socialização. Considerando os princípios da prescrição de exercícios para populações especiais, a função social da Educação Física na APS e as recomendações das diretrizes de saúde e envelhecimento ativo, a escolha das atividades deve priorizar:
“O estilo de vida, como conjunto de ações diárias que reflete nas atitudes e valores das pessoas, tem sido considerado um dos mais importantes determinantes da saúde ou da doença de indivíduos, grupos e comunidades” (NAHAS,2013).
Analise as afirmativas abaixo com relação às possíveis contribuições da Educação Física escolar para adoção de práticas saudáveis na vida cotidiana.
1. Educação Física pode desempenhar o papel de esclarecer aos alunos que o processo saúde-doença está diretamente associado às práticas corporais, à alimentação, às horas de sono/descanso, ao controle do estresse, aos hábitos preventivos e a fazer e manter amizades e boas relações.
2. Utilizar o estilo de vida enquanto conteúdo desenvolvido sistematicamente nas aulas de Educação Física, pode ser uma maneira pedagógica de despertar nos alunos o interesse em se proteger das facilidades do mundo moderno, que favorecem a adoção de um estilo de vida sedentário.
3. É fundamental que os professores de Educação Física sejam valorizados como atores importantes para a formação de cidadão, conhecedor de seu perfil de estilo de vida e consciente das consequências de seus hábitos para a sua qualidade devida.
4. A Educação Física não pode ter por objetivo a adoção de práticas saudáveis na vida cotidiana dos alunos, uma vez que a disciplina deve limitar-se à obtenção de objetivos imediatos, como pôr o corpo em movimento.
5. As aulas de Educação Física devem ser sempre práticas e ter seu conteúdo voltado para os esportes e a competição. Esclarecer os alunos quanto ao processo saúde-doença deve ser objetivo da disciplina de ciências.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Um importante conceito presente no relacionamento entre Educação Física e Saúde representa um estado dinâmico de energia e vitalidade que permite a cada um, com funcionamento de sua capacidade intelectual, realizar as tarefas do cotidiano, ocupar ativamente as horas de lazer, enfrentar emergências imprevistas sem fadiga excessiva, sentir uma alegria de viver, e evitar o aparecimento das disfunções hipocinéticas. Esse importante conceito é o(a):