Filtrar


Questões por página:
A deterioração de acervos em suporte papel tem sua causa centrada nos agentes de degradação de documentos. Estes são definidos como: "[...] aqueles que levam os documentos a um estado de instabilidade física ou química, com comprometimento de sua integridade e existência" (Cassares & Moi,2000, p.13) e podem ser inicialmente identificados como intrínsecos e extrínsecos.
Sobre Preservação e conservação de documentos de arquivo, analise os itens abaixo:
I. São intrínsecos quando provêm da própria fabricação da folha de papel, interligados a elementos de sua composição, como o tipo de fibra e de encolagem, resíduos químicos não eliminados, dentre outros. II. Os documentos com agentes de degradação extrínsecos tendem a ter problemas de acidez ou alcalinidade, o que pode vir a provocar danos irreversíveis nos documentos. III. Os agentes intrínsecos correspondem àqueles diretamente relacionados com questões do meio ambiente (físicas e biológicas). IV. A tinta, em um documento, é considerada um elemento extrínseco, a qual influencia diretamente no processo de conservação do papel, pois sua composição prevê o uso de diferentes elementos químicos, como corantes, solventes, aglutinantes e agentes complementares.
Assinale
Existem dois tipos de conservação, no universo da preservação de documentos. São eles a conservação preventiva e a conservação reparadora. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta a definição correta da conservação reparadora.
A desinfestação é uma das operações de conservação de arquivos. Assinale a opção que apresenta um método de desinfestação empregado no contexto arquivístico.
A conservação de documentos antigos e raros em suporte convencional depende da adoção de uma série de procedimentos preventivos, dentre os quais o de
A intervenção mediante procedimentos que possam devolver o estado original ou o estado mais próximo do original do documento, com o mínimo de prejuízo à integridade estética e histórica, conservando sua personalidade, denomina-se