Filtrar


Questões por página:
A transformação dos Direitos do Homem nos direitos dos sans-culottes foi o ponto de inflexão não só da Revolução Francesa como de todas as revoluções que se seguiram. Isso se deve em não pequena medida ao fato de que Karl Marx, o maior teórico das revoluções de todos os tempos, estava muito mais interessado na história do que na política e, portanto, deixou praticamente de lado as intenções originais das revoluções, a instauração da liberdade e concentrou a atenção de forma quase exclusiva no curso aparentemente objetivo dos acontecimentos revolucionários. Em outras palavras, levou mais de meio século para que a transformação dos Direitos do Homem nos direitos dos sans-cullotes, a renuncia à liberdade perante os ditames das necessidades, encontrasse o seu teórico.
(ARENDT, Hannah. Sobre a Revolução. São Paulo: Cia. das Letras,2011, p.94-95)
Para Hannah Arendt, a concepção de revolução em Karl Marx orientou-lhe a interpretação
A historiadora Lynn Hunt, em História da Vida Privada: da Revolução Francesa à primeira Guerra Mundial (2001), afirma que, durante a Revolução Francesa, as fronteiras entre a vida privada e vida pública apresentaram grandes flutuações, tendo o espírito público invadido as esferas habitualmente privadas da vida, fazendo essa última sofrer a mais dura agressão da história ocidental.
Como se observa no texto, os revolucionários da França do século XVIII empenharam-se em traçar a diferença entre as dimensões do público e as do privado. Essa diferença é bem observada na
A respeito da Revolução Francesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada uma delas.
( ) Ao contrário de muitas das revoluções do século XX, pode-se dizer que a Revolução Francesa não chegou a ter “líderes” até o surgimento da figura de Napoleão Bonaparte. ( ) Embora tenha sido resultado da combinação sistêmica de uma crise que era política, econômica e social ao final do século XVIII na França, essa revolução não foi capaz de extinguir a monarquia absolutista do país, tampouco seus privilégios. ( ) A Revolução Francesa foi importante no contexto da universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais através da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão em 1789.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Nos séculos XVIII e XIX, as Américas testemunharam um período de intensa transformação política, resultando na formação de Estados Nacionais baseados em princípios liberais. Esse processo envolveu lutas por independência, reconfiguração de territórios e a busca por governos representativos. Vamos testar seu conhecimento sobre esse importante capítulo da história americana.
Qual foi um fator fundamental na formação dos Estados Nacionais liberais nas Américas nos séculos XVIII e XIX?
“As primeiras vítimas da Revolução Francesa foram os coelhos. Pelotões armado de paus e foices saíam à cata de coelhos e colocavam armadilhas em desafio às leis de caça. Mas os ataques mais espetaculares foram contra os pombais, castelos em miniatura; dali partiam verdadeiras esquadrilhas contra os grãos dos camponeses, voltando em absoluta segurança para suas fortalezas senhoriais. Os camponeses não estavam dispostos a deixar que sua safra se transformasse em alimento para coelhos e pombos e afirmavam ser a ‘vontade geral da nação’ que a caça fosse destruída”. (Adaptado de Simon Schama, Cidadãos: uma crônica da Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras,1989, p.271-272.)
A partir do trecho acima pode-se concluir que no contexto da Revolução de 1789: