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O superávit primário foi respeitado neste século a partir da meta estabelecida no Brasil, como uma das mais importantes metas visando à obtenção de resultados fiscais que “desafoguem” o volume da dívida pública. É possível afirmar que
I. o resultado fiscal do governo é controlado pelas NFSP (Necessidades de Financiamento do Setor Público).
II. o resultado (déficit ou superávit) fiscal é obtido pela atuação dos entes financeiros públicos, tanto do Banco Central do Brasil quanto do Banco do Brasil e da CEF (Caixa Econômica Federal).
III. o superávit primário considera também as sobras financeiras do governo no período em análise.
IV. o superávit primário é visto como a poupança do setor público, para que arque com os pagamentos de juros sobre a dívida pública.
Está(ão) correta(s) apenas
Considerando os conceitos da contabilidade social, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A identidade básica fundamental das contas nacionais estabelece que produto agregado = renda agregada = despesa agregada.
II. O produto a preços de mercado inclui o produto a preços de fatores e os impostos indiretos e subtrai os subsídios.
III. O deflator implícito do produto é obtido pela razão entre o produto nominal e o produto real.
Uma das maneiras pelas quais a politica fiscal contribui para que os objetivos macroeconômicos sejam atingidos consiste em promover um mecanismo por meio do qual os gastos aumentem ou os impostos caiam, quando as condições econômicas se deterioram. Esse procedimento denomina-se:
Na macroeconomia existe a função consumo agregado, que evidencia a relação entre o consumo agregado e a renda agregada. A variação do consumo provocada por uma variação na renda denomina-se:
Todas as economias de mercado industrializadas vivenciam flutuações no nível geral de atividade econômica. Se for traçado um par de eixos confrontando o tempo como abscissa, e o desvio percentual entre o PIB real e o PIB potencial (dado um valor do PIB potencial) como ordenada, verifica-se que ocorrem desvios para mais e para menos ao longo do tempo. Esse desvio percentual entre o PIB real e o PIB potencial denomina-se: