Filtrar


Questões por página:
O plano de contas é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do processo contábil nas empresas, objetivando a uniformização dos registros contábeis. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.

I. O plano de contas é composto por um elenco de contas organizado em níveis e hierarquias, permitindo a classificação e registro das operações financeiras e patrimoniais de uma entidade.
II. Cada empresa deve elaborar seu plano de contas, de acordo com seus interesses e com as peculiaridades de seu negócio, sempre obedecendo à legislação pertinente.
III. No plano de contas, as contas patrimoniais do passivo são apresentadas em ordem crescente do grau de exigibilidade dos elementos nelas registrados, obedecendo aos princípios da Lei 6.404 /76.
IV. No plano de contas, o grupo de contas do ativo não circulante apresenta os direitos das empresas, cujos vencimentos ocorram durante o exercício social seguinte ao do balanço patrimonial.

Estão corretas as afirmativas:
A teoria patrimonialista divide as contas contábeis em contas patrimoniais e contas de resultado. Assinale a alternativa que apresenta apenas contas de resultado.

Suponha a ocorrência dos seguintes fatos em um ente público:


-Restabelecimento de uma dívida: 60.


-Doações em bens efetuadas a entidades não governamentais: 90.


-Cancelamento de dívida ativa: 40.


-Incorporação de bens por legados: 50.


-Prescrição de restos a pagar: 70.


-Restabelecimento de crédito baixado anteriormente: 80.



Com base nos dados apresentados, é correto afirmar que o resultado patrimonial, independente da execução orçamentária, foi de

As somas dos saldos devedores e credores no balancete de verificação podem ser iguais, mesmo que
Em um modelo convencional de plano de contas,