Filtrar


Questões por página:
De acordo com a Lei n° 10.753, de 30 de outubro de 2003, que instituiu a Política Nacional do Livro, a ficha catalográfica é um elemento obrigatório em todas as publicações. O desenvolvimento da ficha catalográfica é uma atividade bibliotecária que segue padrões para representação descritiva da informação, atendendo aos critérios instituídos pelo Standard Bibliographic Description (ISBD). Assim, a ficha catalográfica é estruturada por oito áreas de descrição, com elementos e pontuações determinados pela segunda edição do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2). Tendo como objeto de análise a ficha catalográfica, assinale a alternativa que corresponde apenas aos elementos da área sete da AACR2, em suas regras gerais para descrição.

Imagem associada para resolução da questão

A produção de bibliografias, além de ser uma maneira eficiente de registrar e preservar a memória bibliográfica nacional, também consiste em uma forma de organizar e apresentar o conhecimento produzido a partir de um recorte específico. Em relação às bibliografias e suas características, julgue o item que se segue.


As bibliografias nacionais não precisam seguir as exigências e regras do depósito legal.

Assinale a opção que apresenta as contribuições que podem ser desenvolvidas por qualquer biblioteca para integrar-se ao controle bibliográfico nacional.
Na segunda metade do século XX, coincidindo com o começo da aplicação da informática aos processos biblioteconômicos, foram introduzidas, no âmbito da biblioteconomia, diversas estratégias visando ao controle bibliográfico. Acerca dessas estratégias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A partir da década de 1960, surgem os sistemas numéricos de identificação de documentos criados inicialmente para identificar documentos tradicionais, como livros e periódicos, e que vêm se expandindo para incluir os vários tipos de documentos gerados pela tecnologia atual. ( ) A partir da década de 1970, o esforço da biblioteconomia em direção ao aperfeiçoamento do acesso à produção bibliográfica mundial é representado pelo desenvolvimento das redes de informação, resultantes da aplicação da informática aos processos de organização bibliográfica. ( ) A partir da década de 1980, acentua-se a conversão retrospectiva de catálogos, ou seja, o processo de conversão de antigos registros catalográficos, de consulta manual, para registros eletrônicos processáveis por computador. ( ) A partir da década de 1990, algumas organizações internacionais, como a Unesco, começaram a desenvolver programas visando à consecução do controle bibliográfico em âmbito nacional, isto é, no âmbito de cada país que desejasse aprimorar suas atividades de organização bibliográfica. A sequência está correta em
Considerando o que não deve ser enviado para o depósito legal, marque, dentre as opções a seguir, a CORRETA.