Filtrar


Questões por página:
Os ASB/TSB são fundamentais na equipe odontológica para o pronto atendimento em situações de emergência. Saber reconhecer os sinais e executar as primeiras condutas é crucial. Sobre o manejo inicial dessas situações, assinale a alternativa INCORRETA:
A convulsão, ou crise convulsiva, caracteriza-se pela ocorrência de uma série de contrações rápidas e involuntárias dos músculos, ocasionando movimentos desordenados, geralmente acompanhada de perda da consciência. Decorre de alterações elétricas no cérebro e pode ter várias causas, entre elas: epilepsia (principal causa), infecções, traumas na cabeça, febre em crianças pequenas etc. Os procedimentos corretos de primeiros socorros durante uma crise são:
Em acidentes de trânsito a convulsão é a consequência de um distúrbio que ocorre no cérebro, podendo ocasionar contrações involuntárias da musculatura, o que provoca movimentos desordenados e, em geral, perda de consciência. Em referência a sinais e sintomas da convulsão, assinale com “V” (verdadeiro) ou com “F” (falso) nas seguintes afirmações:

( ) Afastar objetos do chão que possam causar lesões ou fraturas.
( ) Afastar os curiosos, dando espaço para a vítima.
( ) Proteger a cabeça da vítima com a mão, roupa, travesseiro, etc.
( ) Virar a cabeça para o lado, evitando que a vítima venha a se afogar com a saliva intensa.
( ) Imobilizar braços e pernas.
( ) Apertar as roupas.
( ) Observar se a respiração está adequada, se não há obstrução das vias aéreas.

Assinale a sequência correta, de cima para baixo:
Um vigilante presencia uma pessoa sofrendo uma crise convulsiva, com abalos musculares generalizados. Com o objetivo de prestar os primeiros socorros e proteger a vítima até a chegada de ajuda especializada, assinale a conduta correta a ser adotada.

Convulsão é a perda súbita da consciência acompanhada de contrações musculares bruscas e involuntárias. A respeito dos procedimentos a serem realizados nesses casos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Verificar nível de consciência da vítima.

( ) Posicionar o indivíduo de lado para que o excesso de saliva, vômito ou sangue escorra da boca, evitando broncoaspiração.

( ) Impedir os movimentos da vítima, amarrando-a em superfície firme, para que não sofra lesões.