Filtrar


Questões por página:
A revisão de provas gráficas consiste na verificação da fidelidade entre original e composição/formatação do texto. Tarefa de suma importância dentro de uma editora, requer do revisor de provas, além de um bom conhecimento normativo da língua, extrema capacidade de concentração. O revisor de provas deverá ser capaz de captar quaisquer erros que tenham sido cometidos na composição/ formatação, dar instruções para sua correção e, também, zelar para que os enganos cometidos pelo preparador de originais (responsável pela revisão de textos e sua normalização) sejam evitados, chamando, se for o caso, a atenção deste. Erros gramaticais e ortográficos, linhas deslocadas, salto de palavras ou trechos, letras defeituosas, alterações de fonte e estilo, defeitos no entrelinhamento ou mancha são algumas das preocupações que o revisor de provas deve ter em mente ao conferir as provas gráficas.
QUEIROZ, Sônia – Editoração: arte e técnica. Belo Horizonte/MG, FALE/UFMG,2015, p.47
O procedimento mais corriqueiro de revisão, feito em dupla é o seguinte: O revisor, com a prova já composta, é auxiliado pelo leitor, que lê o original. Ao surgir qualquer discordância entre o original e a prova, o leitor deve chamar a atenção do revisor (ou vice-versa), e este procederá à emenda na prova. Tal definição está relacionada ao seguinte tipo de revisão:
A preparação de originais: A função do preparador de originais é realizar a normalização do texto de acordo com as exigências do conteúdo e o estilo da casa, e eliminar aparas, constituindo com seu trabalho uma espécie de controle de qualidade. De suas mãos os originais saem prontos para serem diagramados e compostos.
QUEIROZ, Sônia – Editoração: arte e técnica. Belo Horizonte/MG, FALE/UFMG,2015, p.11

Pensado na organização do trabalho do texto em um livro, indique abaixo as definições de (1) colofão, (2) guarda e (3) mancha.

( ) Página colada na parte interna da capa e contracapa dos livros de capa dura. ( ) É um recuo de segurança em relação aos limites da página. É a área onde deve-se acomodar o conteúdo na hora da diagramação. ( ) Inscrição localizada na parte final de um livro ou manuscrito onde o tipógrafo marca a data e o lugar em que a obra foi feita.
Feita a relação, a numeração correta, de cima para baixo, é:
Sobre a importância do planejamento gráfico nos periódicos, leia o texto a seguir.
O planejamento gráfico, ao conformar a materialidade do periódico, atua como _____________, estruturando a organização e hierarquia dos elementos informativos, segundo critérios de edição. A base do projeto é o (a) ____________, que no jornalismo impresso tem algumas medidas principais. O espaço gráfico é organizado segundo um grid ou ___________, que é um conjunto de linhas de marcação invisíveis para quem não participa do processo de diagramação. Sua função é organizar conteúdos em relação ao espaço da página, estabelecendo o número de colunas, o espaço entre elas e as margens da página, para que se mantenha a (o)____________do periódico. Outro elemento fundamental para manter as características da publicação é a escolha dos tipos. Uma fonte é um alfabeto completo, com letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais de pontuação, de um determinado tipo, que seguem um mesmo padrão de ______________.
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do texto acima.
Dentro da editoração, existem diversas etapas, divididas entre vários profissionais. Assinale a alternativa correta a respeito desse processo.
Quando duas diferentes cores são misturadas, encontramos como resultado uma terceira cor. Ao misturar vermelho com azul e o azul com amarelo tem-se, respectivamente,