Filtrar


Questões por página:
Qual a alternativa que preenche corretamente as lacunas de: “____ primeiras horas da manhã, os ciganos chegavam. Deixavam ____ bagagens próximas ____ estrebarias e iam ____ casa grande da fazenda” (Rachel de Queiroz)?
Qual a alternativa que preenche corretamente as lacunas de: “____ primeiras horas da manhã, os ciganos chegavam. Deixavam ____ bagagens próximas ____ estrebarias e iam ____ casa grande da fazenda” (Rachel de Queiroz)?

Dadas as orações,


I. Perguntei àquele garoto se gostaria de estudar em outro turno.

II. Normalmente, não gosto de ir à reuniões.

III. Passarei aqui à uma hora qualquer para te levar ao shopping.

IV. Minha encomenda chegou à uma hora da tarde do dia cinco de maio de 2004.


verifica-se que estão corretas quanto ao emprego do acento grave apenas

Quem sabe isso quer dizer amor
Cheguei a tempo de te ver acordar Eu vim correndo à frente do sol Abri a porta e antes de entrar Revi a vida inteira [...]
Falar da cor dos temporais
Do céu azul, das flores de abril Pensar além do bem e do mal Lembrar de coisas que ninguém viu O mundo lá sempre a rodar E em cima dele tudo vale Quem sabe isso quer dizer amor Estrada de fazer o sonho acontecer [...]
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/milton-nascimento/70280/#mais-acessadas>. Acesso em: 08 abr.2018.
Sobre os aspectos gramaticais utilizados na composição da canção, dadas as seguintes proposições,
I. No primeiro verso: “Cheguei a tempo de te ver acordar”, a colocação do pronome te poderia ser alterada sem prejuízos de sentido. II. Em “Eu vim correndo à frente do sol”, justifica-se o uso do sinal indicativo de crase por se tratar de uma locução adverbial formada a partir de palavra feminina. III. No verso: “Lembrar de coisas que ninguém viu”, ao retirar a preposição de do termo regido, o verbo lembrar (termo regente) passará a ser pronominal (Lembrar-se).
verifica-se que está(ão) correta(s)
mostrar texto associado
Quanto aos fragmentos sublinhados, assinale a alternativa cuja sequência representa o uso correto do acento indicador de crase.