Filtrar


Questões por página:
Analise o trecho a seguir, adaptado de uma crônica jornalística: “Fui à frente da igreja da Santa Rita e fiz uma oração para que a água que veio na minha canela durante a cheia estivesse livre de qualquer peste” (Porcidonio, G. Piauí, ago.2025). Sobre o emprego do sinal indicativo da crase na norma-padrão da Língua Portuguesa, analise as assertivas a seguir:

I. O uso da crase em “à frente” justifica-se pela fusão da preposição “a” (exigida pelo verbo “ir” e pelo advérbio de lugar “frente”) com o artigo definido feminino “a”.
II. A expressão “à frente” é uma locução adverbial de lugar formada por núcleo feminino, o que torna obrigatório o uso da crase.
III. Se o substantivo “frente” fosse masculino, a forma correta seria “ao”, preservando o uso da crase para marcar a fusão da preposição com o artigo definido masculino.

Quais estão corretas?
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Alguns usos da escrita requerem maior atenção, pois podem apresentar destoantes da norma padrão escrita de língua portuguesa. Uma destas inadequações estão destacadas no texto e se refere ao uso do termo
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Considerando o emprego do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 08,09 e 17.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Assinale, abaixo, a alternativa em que o uso da crase está incorreto.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Em “Sérgio Cavalieri também foi mencionado, definindo o dano moral como ‘a dor, vexame, sofrimento ou humilhação que, fugindo à normalidade, interfira intensamente no comportamento psicológico do indivíduo’.” (10º§), é possível identificar o emprego do acento grave indicativo de crase, que seria mantido caso:
Visualizar Questão Comentada