Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Acerca dos aspectos linguísticos e das ideias do texto acima, julgue o item seguinte.

No trecho “respostas às demandas” (l.20), o emprego do sinal indicativo de crase justifica-se pela regência do substantivo “respostas”, que exige complemento antecedido da preposição a, e pela presença de artigo feminino plural que determina “demandas”.

mostrar texto associado

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o seguinte item.

No trecho “Anteriormente à primeira Constituição pátria” (l.4), o emprego do acento indicativo de crase é facultativo.

mostrar texto associado
Assinale a alternativa em que a utilização do acento indicativo de crase está CORRETA, tal como no trecho: “... por eu me encaixar à perfeição num tal perfil do terrorista...” (l. 10)
mostrar texto associado
Assinale a alternativa que contempla a mesma regra que orienta o uso da crase na expressão “à força” (l13).

Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo.

O que aconteceria no mundo ___(1)___, num determinado período, nada, nem pessoas, nem patrimônios, nem atividades econômicas tivessem a cobertura de uma apólice de seguro? Se isso ___(2)____, os aviões não levantariam vôo, os navios não deixariam os portos e o transporte de pessoas não funcionaria ___(3)___falta de proteção da sua vida. Milhares de atendimentos médico-hospitalares deixariam de ser feitos sem seguro saúde. Milhares de veículos provavelmente não circulariam ____(4)____ seus proprietários não correriam o risco de acidentes sem o seguro de automóveis. Consequentemente, milhares de oficinas e seus empregados não teriam trabalho e poucos carros novos seriam vendidos. As grandes indústrias parariam de produzir porque os empresários, certamente, não iriam admitir que seus investimentos e empregados ficassem expostos ____(5)____ riscos de trabalhar sem a proteção do seguro.

(Discurso de João Elisio Ferraz de Campos no Senado. ViverSeguro, http:// www.fenaseg.org.br acesso: 11/02/2010)