Filtrar


Questões por página:
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015 a maior parte da população brasileira,84,72%, vive em áreas urbanas. Já 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais.
Disponívelem:https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html. Acesso em: 01 nov.2021. Adaptado.
Os dados acima refletem um aumento do processo de urbanização brasile urbanos. Referente as consequências sociais e ambientais da urbanização acelerada, assinale a alternativa correta:
“[...] população brasileira cresceu mais de 45 vezes: passou de estimados 4,7 milhões em 1822 para os cerca de 215 milhões que terá no final deste ano [...]. Com os avanços socioeconômicos do país, a mortalidade infantil caiu e a expectativa média de vida, que era apenas de 25 anos na época da Independência, subiu para 75”.
(BBC NEWS BRASIL,2022).
No que se refere à população brasileira, assinale a alternativa incorreta.
Ao estudar a população mundial e brasileira, é comum empregar alguns conceitos que nos auxiliam a entender melhor os conceitos demográficos para caracterizar as dinâmicas populacionais. “Configura-se a diferença entre a taxa de natalidade e a de mortalidade.” É possível inferir que se trata de:

Analise os seguintes gráficos, que representam o crescimento populacional de duas regiões metropolitanas brasileiras.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando os gráficos anteriores e com base em seus conhecimentos, essas regiões metropolitanas, no período considerado:

A geógrafa Bertha Becker, no Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, publicado pelo IBGE, assinala que no país se destacaram, do ponto de vista geográfico, dois processos fundamentais no encerramento da primeira década deste milênio: a melhoria de condições de parte considerável da população brasileira e a valorização da potencialidade do território nacional.

Considerando este último processo, nele NÃO se inclui: