Filtrar


Questões por página:
A criptografia é uma técnica que protege dados, convertendo informações legíveis em códigos, acessíveis apenas por quem possui a chave correta. Ela contribui para a garantia da confidencialidade, integridade e segurança em comunicações e armazenamento de informações sensíveis.
Com relação ao assunto, avalie as afirmativas a seguir:

I. O processo de criptografia assimétrica utiliza um par de chaves: uma pública e uma privada. Ambas podem ser compartilhadas livremente. Entretanto, dados criptografados com uma chave só podem ser descriptografados pela outra.

II. O processo de criptografia simétrica é realizado com apenas uma chave criptográfica compartilhada entre as partes. Essa chave é utilizada tanto para criptografar os dados quanto para decriptografa-los.

III. O hash é uma função criptográfica que transforma uma entrada de dados de qualquer tamanho em uma sequência única e de tamanho fixo. Essa sequência é usada para verificar a integridade dos dados, garantindo que não houve alterações nas informações originais.


Está correto o que se afirma em
Analise as afirmativas a seguir sobre o algoritmo de criptografia RSA:

I. É um algoritmo de criptografia simétrica, conhecido por utilizar uma única chave para encriptação e decriptação dos dados.

II. É um algoritmo de chave pública que utiliza como base a dificuldade de fatorar números grandes em seus fatores primos, proporcionando segurança na transmissão de dados.

III. Gera as chaves pública e privada a partir de uma série de operações de multiplicação de números pares, o que o torna resistente a ataques de força bruta.

Está correto o que se afirma em
Os algoritmos simétricos e assimétricos desempenham um papel fundamental na proteção de dados em processos de criptografia. Os algoritmos RSA, Diffie-Hellman, AES e RC4 são comumente utilizados para garantir segurança em várias aplicações.
Nesse sentido, assinale a opção que indica um exemplo de criptografia simétrica segura e amplamente recomendada nos padrões modernos, que utiliza a mesma chave para criptografar e descriptografar dados.
Uma empresa financeira, para aumentar a segurança de suas transações, adotou um método de criptografia assimétrica, baseado nas propriedades matemáticas de curvas elípticas sobre campos finitos, que oferece maior segurança por aplicar comprimentos de chaves mais curtos, usando cálculos mais rápidos e menor consumo de energia. Esse método é o:

O Transport Layer Security (TLS) é um padrão de comunicação segura que criptografa e autentica a comunicação entre aplicativos e servidores para assegurar proteção de dados. As duas versões mais comuns ainda em uso hoje são o TLS 1.2 e o mais recente protocolo TLS 1.3. Existem várias diferenças importantes entre essas versões que melhoram a segurança, o desempenho e a privacidade.

Dentre as principais diferenças, verifica-se que o TLS 1.3 suporta