Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Atualmente, os sistemas criptográficos utilizados são incondicionalmente seguros por se basearem na dificuldade de resolução de problemas matemáticos específicos ou em limitações na tecnologia computacional vigente.
mostrar texto associado
A segurança de um sistema criptográfico depende, entre outros fatores: do segredo da guarda da chave ou das chaves; da dificuldade em se adivinhar ou tentar uma a uma as possíveis chaves; da dificuldade de se inverter o algoritmo de cifração sem conhecimento da chave; da existência ou não de formas de uma mensagem cifrada ser decifrada sem conhecimento da chave; da possibilidade de se decifrar uma mensagem cifrada conhecendo-se apenas como parte dela é decifrada; da possibilidade de se conhecer e usar propriedades das mensagens em claro para decifrar mensagens cifradas.
É um exemplo de algoritmo assimétrico:
A desvantagem dos algoritmos de chave simétrica é a exigência de uma chave secreta compartilhada. A fim de garantir a comunicação segura entre toda uma população de 4 pessoas, o total de chaves necessárias é:
O protocolo de segurança WEP (Wired Equivalent Privacy) do padrão 802.11 opera no nível de enlace de dados. A criptografia do WEP utiliza uma cifra de fluxo baseada no algoritmo: