Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Considere a seguinte situação hipotética.

Um analista foi incumbido de construir um sistema de comunicações seguro baseado em uma combinação de cifragem simétrica e esteganografia no qual as mensagens trocadas entre o emissor (E) e o destinatário (D) sejam sempre de pequeno tamanho e que apenas uma pequena quantidade de mensagens seja eventualmente trocada durante todo o ciclo de vida do sistema. De acordo com os critérios de segurança do sistema, deverá ser provida absoluta confidencialidade do teor das mensagens, em detrimento de integridade e disponibilidade. Para tal tarefa, o implementador dispõe de um gerador de números aleatórios de elevadíssima qualidade, mas precisa fazer uma implementação de grande simplicidade. Esses critérios e o desenho do sistema de cifragem não são conhecidos pelo oponente (O).
Nessa situação, é mais adequado que o implementador do sistema adote um modelo com base na técnica de one-time pad, que utiliza uma cifra de fluxo, em vez de um modelo baseado no algoritmo DES (data encription standard), que utiliza cifra de bloco.

mostrar texto associado
Quando do uso de criptografia simétrica, as transformações relacionadas à segurança, realizadas nos lados do emissor (E) e do destinatário (D), devem ser efetuadas com o uso de uma informação secreta denominada chave. Essa chave pode ser permanente ou transitória, conforme o desenho dos algoritmos e protocolos de criptografia empregados. No caso do protocolo https, por exemplo, empregam-se, entre outros aspectos, dois tipos de chaves: chaves criptográficas simétricas e transitórias, bem como chaves assimétricas permanentes. Adicionalmente, chaves de ambos os tipos podem ser geradas no lado do emissor (E) ou do destinatário (D) da mensagem, bem como são trocadas com o outro lado por meio de um canal de confiança estabelecido com um terceiro confiável (TC), que é comum ao emissor e ao destinatário.
mostrar texto associado
Caso os computadores da rede da organização em apreço, empregando sistemas baseados no algoritmo RSA, troquem mensagens com computadores localizados na Internet, é correto afirmar que a segurança obtida baseia-se na premissa de que é atualmente difícil fatorar números grandes e de que a criptografia empregada suporta as características de nãorepúdio e autenticidade de pelo menos uma das partes da comunicação.
mostrar texto associado
Se, para a troca de mensagens seguras na rede de computadores da organização citada, seus vários dispositivos móveis empregarem sistemas baseados no algoritmo criptográfico 3DES (DES triplo) e os vários dispositivos não-móveis utilizarem sistemas baseados no algoritmo simples DES, a superação da diferença entre os algoritmos criptográficos empregados pelos sistemas de troca de mensagens seguras usados por dispositivos móveis e não-móveis dessa rede pode ser feita pelo administrador por meio da definição K1 = K2 = K3 = K, em que K1, K2 e K3 são as três chaves usadas no 3DES e K é a chave usada no simples DES e compartilhada entre dois dispositivos quaisquer das duas categorias mencionadas.
mostrar texto associado
Caso a rede de computadores dessa organização utilize o algoritmo DES (data encryption standard) e os administradores dessa rede decidam empregar a técnica conhecida como whitening, com o objetivo de reduzir as vulnerabilidades de um dos sistemas criptográficos empregados na rede, haverá um acréscimo de bits à chave criptográfica original, reduzindo as chances de sucesso de uma eventual criptoanálise desse sistema.