Filtrar


Questões por página:
A criptografia assimétrica baseia-se na utilização de duas chaves, sendo uma mantida secreta, enquanto outra pode ser divulgada publicamente.

Com relação ao tema, analise as asserções a seguir.

Maria criptografa a mensagem (texto claro) utilizando-se da chave privada de João. A mensagem cifrada é então enviada a João que a decriptografa utilizando sua chave pública. Como a criptografia assimétrica trabalha com funções matemáticas bidirecionais, João não conseguiria decriptografar a mensagem usando sua chave privada

PORQUE

Apenas a chave pública permite essa decriptografia, já que é gerada por algoritmos criptográficos assimétricos como o DES, 3DES ou AES e é de conhecimento de ambos os envolvidos na troca de mensagens.

Acerca dessas asserções, é correto afirmar:
Assinale a alternativa INCORRETA relacionado à criptossistemas de chave pública.
A mensagem a ser assinada é inserida em uma função de hash que produz um código hash seguro, de tamanho fixo. Esse código de hash é, então, criptografado usando a chave privada do emissor para formar a assinatura. Tanto a mensagem como a assinatura são então transmitidas. O destinatário pega a mensagem e produz um código de hash. O destinatário também decriptografa a assinatura, usando a chave pública do emissor. Se o código de hash calculado combinar adequadamente com a assinatura decriptografada, a assinatura é aceita como válida. O texto refere-se à técnica para gerar assinaturas digitais utilizadas no
Um sistema de computador envia uma mensagem para um receptor, acompanhada de um resumo dessa mensagem cifrado com chave privada. O objetivo é garantir que o sistema receptor decifre o resumo com uma chave pública enviada pelo remetente, calcule um novo resumo com base na mensagem recebida e compare o resultado com a mensagem original para garantir a integridade. Essa função criptográfica é chamada:
Atacar um esquema de criptografia simétrica, é possível