Filtrar


Questões por página:
A primeira definição de atividades de vida diária (AVDs) foi elaborada pela American Ocupational Therapy Association (AOTA) em 1978, como sendo componentes do cotidiano compreendidos nas atividades de autocuidado, trabalho, jogos e lazer. No entanto, a definição que melhor expressa o termo foi feita por _______ e ______ em __________ e define como ______________. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
No processo de apoio emocional para paciente e familiares em casos de doenças terminais e cuidados paliativos, os principais objetivos são _____________________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre atividade de vida diária (AVDs) e atividades de vida prática (AVPs).
( ) As AVDs incluem alimentação, higiene, vestuário, mudanças de posição ou transferências, além de pequenas tarefas domésticas. ( ) As AVPs incluem preparo das refeições, comunicação por telefone, escrever ou usar computador, gerenciar finanças, entre outras tarefas. ( ) As limitações para AVDs envolvem meramente funções motoras e sensoriais. ( ) Um dos instrumentos de avaliação funcional que pode ser utilizado para determinar a independência é a escala Katz.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. A atuação da Terapia Ocupacional (TO) para pacientes que se encontram em cuidados paliativos sem chance de cura são:
I. Intervenção que proporcione bem-estar, conforto e qualidade de sobrevida. II. Apoio material e espiritual ao paciente e familiares. III. Controle da dor, redução do gasto energético, orientações e adaptações para atividades de vida diária. IV. Suporte à família, favorecendo a comunicação e interiorização de sentimentos.
Estão corretas as afirmativas:
A formação de uma equipe permite a troca de experiências e a busca de um melhor plano terapêutico, sendo o principal instrumento para enfrentar o “fazer em grupo” a