Filtrar
23 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 5
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
CRECI - 4ª Região - Minas Gerais
Disciplina:
Sociologia
No contexto do mundo contemporâneo, é comum ouvirmos a expressão modernidade líquida. Esta expressão se refere ao processo caracterizado por:
A sociedade de consumo contemporânea se caracteriza por uma lógica expansiva do desejo, estruturada em torno da insaciabilidade, na qual o ato de consumir deixa de estar apenas relacionado à satisfação de necessidades materiais para se tornar um campo autônomo de produção simbólica. Seguindo este pensamento, assinale a alternativa correta.
A cultura contemporânea, intensamente mediada pelas redes sociais, revela-se como um campo de ambivalências, marcado por contradições intrínsecas que afetam tanto os indivíduos quanto as estruturas sociais. As plataformas digitais favorecem a ampliação da expressão subjetiva, e também se mostram vulneráveis a práticas de segmentação ideológica. Nesse contexto, cabe refletir sobre as complexas implicações dessas dinâmicas na configuração das relações sociais e culturais contemporâneas. Através deste contexto, assinale a alternativa correta sobre a relação entre Cultura e Redes Sociais.
A Indústria Cultural “possibilitou, no século XX, a criação e o funcionamento das sociedades totalmente administradas, que já não precisam se empenhar em justificar suas prescrições e imposições: a massa dos consumidores tende a aceitá-las passivamente...” (KONDER,2002, p.84). A respeito da Indústria Cultural e de seus críticos, aponte o item correto.
Fundada no início do século XX, a “Escola de Frankfurt é conhecida por desenvolver a Teoria Crítica da Sociedade, que se distingue da Teoria Tradicional por sua abordagem dialética e crítica” (SENO,2024). Como principais teóricos da escola, estão intelectuais como Max Horkheimer, Theodor Adorno, Herbert Marcuse e Erich Fromm. Com relação às posições teóricas e/ou obras dos integrantes desta escola, marque a alternativa correta.