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“Art.215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. § 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.” (Disponível em: http://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_atual/art_215_.asp.)
Em termos práticos, na atualidade, no que se diz respeito às novas diretrizes educacionais nacionais acerca das manifestações culturais populares indígenas e afro-brasileiras é correto afirmar que:
“É natural perguntar-se pelo significado da palavra ‘Cultura’ sobretudo porque os meios escolares entendem o meio como: erudição; conhecimento de coisas estranhas; citação de frases de livros; dos nomes das coisas; capacidade intelectual." (Gandin,1995. P.38-39.)
Ao analisarmos o conceito de cultura descrito anteriormente, é correto afirmar que:
“As próprias populações rurais vitimadas pelo desenvolvimento econômico excludente, que todos testemunhamos, têm procurado seu próprio rumo, têm se alçado acima da indignidade que as vitima, têm proclamado seus direitos e têm questionado os responsáveis por sua situação” (MARTINS,2001;p.31-36). A respeito dos Movimentos Sociais no Campo no Brasil assinale a alternativa que não seja um exemplo destes movimentos:
“O mundo rural está também aí, como resíduo, como resto da modernização forçada e forçadamente acelerada, que introduziu na vida das populações do campo um ritmo de transformação social e econômica gerador de problemas sociais que o próprio sistema em seu conjunto não tem como remediar”. (MARTINS,2001) Com base na afirmação acima assinale a alternativa correta:

“[…] a sociedade de consumo não é nada além de uma sociedade do excesso e da fartura – e portanto da redundância e do lixo”. (BAUMAN,2007,111).

Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima: