Questões de Concurso
Filtrar
78 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 16
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Sociologia
Sergio Buarque de Holanda pode ser considerado um continuador da obra de Gilberto Freyre. De certa maneira o conceito desenvolvido por Freyre do mestiço mulato com a prevalência dos atributos irracionais e sensuais conversa com o conceito de “homem cordial” desenvolvido por Sérgio Buarque, assim como ambos interagem com o Tipo Ideal de Max Weber. São constructos do ferramental sociológico utilizados para uma análise de determinado panorama social.
Em relação ao “homem cordial”, assinale a alternativa que melhor descreva suas características, conforme os autores citados acima.
Em relação ao “homem cordial”, assinale a alternativa que melhor descreva suas características, conforme os autores citados acima.
Disciplina:
Sociologia
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
“O livro ______, de Sérgio Buarque de Holanda, publicado em 1936, também nos fornece alguns indícios a respeito dos efeitos gerados pela ação do dispositivo de mestiçagem. Estudando a personalidade étnica brasileira, ele criou a expressão "homem cordial". Por "homem cordial" ele se refere à lhaneza no trato, à hospitalidade, à generosidade, que definem alguns dos principais traços do caráter do brasileiro. Mas ele faz uma correção logo em seguida: seria engano supor que essas virtudes possam significar "boas maneiras" ou civilidade. São antes de tudo, expressões legítimas de um fundo emotivo extremamente rico e transbordante. Nenhum povo está mais distante de uma vida ritualista, como acontece com os japoneses, do que os brasileiros. Temos um desejo de estabelecer intimidade. Nosso convívio social é regido por uma "ética emotiva". (TADEI, Emanuel,2002).
“O livro ______, de Sérgio Buarque de Holanda, publicado em 1936, também nos fornece alguns indícios a respeito dos efeitos gerados pela ação do dispositivo de mestiçagem. Estudando a personalidade étnica brasileira, ele criou a expressão "homem cordial". Por "homem cordial" ele se refere à lhaneza no trato, à hospitalidade, à generosidade, que definem alguns dos principais traços do caráter do brasileiro. Mas ele faz uma correção logo em seguida: seria engano supor que essas virtudes possam significar "boas maneiras" ou civilidade. São antes de tudo, expressões legítimas de um fundo emotivo extremamente rico e transbordante. Nenhum povo está mais distante de uma vida ritualista, como acontece com os japoneses, do que os brasileiros. Temos um desejo de estabelecer intimidade. Nosso convívio social é regido por uma "ética emotiva". (TADEI, Emanuel,2002).
Disciplina:
Sociologia
Para Pierre Bourdieu, sociólogo francês de meados do sec. XX, o conceito de “Habitus” não se refere a:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Sociologia
“Esta comparação pode começar pelo sentido do trânsito na Inglaterra, que segue a mão esquerda; pelos hábitos culinários franceses, onde rãs e escargots (capazes de causar repulsa a muitos povos) são considerados como iguarias, até outros usos e costumes que chamam mais a atenção para as diferenças (...)”.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Editora Zahar [Companhia das Letras],1986, p.14.
Neste fragmento Laraia busca exemplificar que as diferenças de comportamento entre indivíduos devem ser explicadas através das diversidades
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Editora Zahar [Companhia das Letras],1986, p.14.
Neste fragmento Laraia busca exemplificar que as diferenças de comportamento entre indivíduos devem ser explicadas através das diversidades
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Sociologia
Lélia Gonzales afirmava que no Brasil não falamos português, mas “pretuguês”, que seria a língua portuguesa, dos colonizadores, transformada por expressões e adaptações que marcariam a cultura brasileira. Considerar tais expressões e adaptações como erros gramaticais seria, nos termos da autora, uma das formas pelas quais o mito da democracia racial no país procura