Filtrar


Questões por página:

No processo de ensino-aprendizagem, a pesquisa tem sido cada vez mais essencial. Mais do que transmitir conhecimentos, o sistema educacional tem buscado alternativas para ensinar a prospectar dados e interpretá-los. Entre as técnicas de pesquisa social, encontra-se a análise de conteúdo. Leia as afirmativas abaixo.

I) A análise sintática e semântica do texto, a partir da análise de conteúdo, reconstrói representações dos comunicadores frente aos receptores no nível das probabilidades.

II) A análise de conteúdo pode utilizar tanto o formalismo estatístico quanto a análise qualitativa dos textos.

III) Ao se deter também àquilo que não é expresso no texto, a análise de conteúdo exige a interpretação das tendências sociais e contextos culturais.

IV) Os conhecimentos de etimologia são fundamentais para a análise de conteúdo.

Estão CORRETAS as afirmações:

A análise da cultura e de suas diferentes manifestações é um tema relevante para o campo da Sociologia. Com relação ao conceito de cultura, é correto afirmar que:
Ao longo dos anos, surgiram diferentes teorias a respeito das raças humanas. Algumas teorias, tais como o Evolucionismo, o Arianismo e o Determinismo Biológico, tentaram provar a superioridade da raça branca em relação às outras raças.
A respeito dessas teorias é correto afirmar-se:
Leia a matéria jornalística disponibilizada por IG São Paulo a seguir:
Comportamento, estética e mais: novelas mantêm tradição de influenciar sociedade
As novelas seguem investindo em temas sociais nos roteiros e não há como negar a grande influência que as produções exercem na vida das pessoas
As produções de novelas estão cada vez mais envolvidas em temas alternativos, causando um grande envolvimento do público, que muitas vezes se deixa levar pelo que vê. A televisão veio para informar, educar e divertir, mas ao longo do tempo foi mexendo mais emocionalmente com as pessoas. Assim sendo, quando os telespectadores se identificam com algum personagem, acabam tentando adotar os estilos parecidos em sua vida, sem se dar conta, que muitas vezes, tudo não passa de uma ficção interpretada por um ator. No entanto, não há como negar a grande influência que as novelas exercem no tecido social, seja na maneira de se vestir, no jeito de abordar um assunto e até mesmo na forma de pensar.
(IG São Paulo,11/03/2018, Disponível em:<https://gente.ig.com.br/tvenovela/2018-03-11/novelas-influenciam-a-sociedade.html> . Acesso em: 27 dez.2020).
A reportagem traz à tona a noção de cultura de massa que ganhou fama na década de 1960 entre os cientistas sociais.
A análise de Cuche sobre essa noção
Leia um fragmento da entrevista de Eliane Brum no jornal El Pais.
Belo Monte: a anatomia de um etnocídio
A procuradora da República Thais Santi conta como a terceira maior hidrelétrica do mundo vai se tornando fato consumado numa operação de suspensão da ordem jurídica, misturando o público e o privado e causando uma catástrofe indígena e ambiental de proporções amazônicas.
[...]
Qual era a cena?
Santi – Era como se fosse um pós-guerra, um holocausto. Os índios não se mexiam. Ficavam parados, esperando, querendo bolacha, pedindo comida, pedindo para construir as casas. Não existia mais medicina tradicional. Eles ficavam pedindo. E eles não conversavam mais entre si, não se reuniam. O único momento em que eles se reuniam era à noite para assistir à novela numa TV de plasma. Então foi brutal. E o lixo na aldeia, a quantidade de lixo era impressionante. Era cabeça de boneca, carrinho de brinquedo jogado, pacote de bolacha, garrafa pet de refrigerante.
(Eliane Brum, El Pais,01/12/14, Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/12/01/opinion/1417437633_930086.html>. Acesso em: 20 de dez.2020).
A procuradora da República Thais Santi retrata uma cena, compreendida por ela como um processo de etnocídio. É um conceito criado por etnólogos americanistas nos anos sessenta.
A cena descrita pela procuradora ilustra o conceito de etnocídio compreendido pelos etnólogos como